Araçatuba fecha o ano com mais de mil acidentes com escorpião

Compartilhe esta notícia!

ANTÔNIO CRISPIM – ARAÇATUBA

A Vigilância Epidemiológica Municipal de Araçatuba divulgou nesta sexta-feira o último boletim em relação aos acidentes com escorpião e casos de dengue. Até agora, este ano foram 1.011 casos de acidentes com escorpião e 7.859 registros de dengue. Com o período chuvoso e altas temperaturas, as pessoas precisam aumentar os cuidados para evitar possíveis criadouros do Aedes aegypti. Da mesma forma, devem aumentar os cuidados para evitar escorpiões.
Desde 2016, Araçatuba vem sofrendo com os acidentes com escorpiões e registrando mortes. De acordo com levantamento feito pela reportagem de O LIBERAL REGIONAL, em, 2016 foram 242 acidentes, média de 0,66 acidente diário. No ano seguinte houve aumento de 119,52% e a média diária passou para 1,375 acidentes. Em 2018 foram 1.270 acidentes, com aumento de 153% e média diária de 3,479 acidentes. Este ano foram 1.011 acidentes.
Houve ligeira queda em 2019 em comparação com 2018, mesmo assim o número é bastante elevado se forem considerados os anos de 2016 e 2017. Outras cidades da região também registraram muitos acidentes com escorpiões. Isso deixa evidente que o aumento registrado não foi ocasional, mas sim uma tendência. Por isso, a sociedade precisa aprender a conviver com o problema e atuar para impedir a proliferação. No ano passado, foram aproximadamente 23 mil acidentes em todo o estado, com sete óbitos.
De acordo com a Secretaria de Estado da Saúde, a distribuição de soro antiescorpiônico é de responsabilidade do Ministério da Saúde. O Estado apenas redistribui para os municípios. As ações de combate e prevenção relacionadas a zoonoses competem aos municípios.

DENGUE
Quanto aos casos confirmados de dengue, o último boletim divulgado pela Vigilância Epidemiológica indica que foram 7.859 casos da doença em 2019. Este foi o segundo maior número desde o início da sério histórica de 1998. Em 2010, foram 11.509 casos da doença. Este ano o mês com maior número de casos foi maio, 2997. Em maio foi registrado o único óbito por dengue no município.

 


Compartilhe esta notícia!

Veja também

Cerca de 150 policiais devem completar ciclo da vacinação contra a covid nesta terça em Araçatuba

Compartilhe esta notícia!DIEGO FERNANDES – ARAÇATUBA Policiais e agentes de segurança que não tomaram a …

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *