CURSOS - Escola Manoel Bento da Cruz, em Araçatuba, é um dos locais com vagas para cursos técnicos da ETEC

Araçatuba e Guararapes têm mais de 300 vagas para ensino médio e cursos técnicos gratuitos

DIEGO FERNANDES – ARAÇATUBA/GUARARAPES

Estão abertas as inscrições para o vestibulinho das ETECs. O prazo para os estudantes se inscreverem começou nesta terça-feira (26) vai até às 15h do dia 30 de novembro. Há vagas para o ensino médio e também para o ensino técnico na região de Araçatuba.

Por conta da pandemia ainda não serão aplicadas provas presenciais. O critério adotado no vestibulinho, mais uma vez, será o da análise do histórico escolar. A classificação final vai considerar a média aritmética simples das notas das disciplinas de português e matemática das séries solicitadas conforme a modalidade.

Em Araçatuba, os cursos serão ministrados de forma presencial no próprio prédio da ETEC, na avenida Prestes Maia, 1.764, no Jardim Ipanema, além de ter cursos disponíveis também na Escola Estadual Vitor Trindade, na Praça Diogo Júnior, 500, no Santana; e na Escola Estadual Manoel Bento da Cruz, na rua Carlos Gomes 732, no Higienópolis.

Dentre as oportunidades, há ensino médio com ciências exatas e engenharias, ensino médio com habilitação profissional de técnico em administração, além dos cursos técnicos de química e segurança do trabalho, com aulas presenciais, e os cursos de comércio, gestão de projetos, guia de turismo e secretariado, que vão acontecer no formato EAD. Todos estes são oferecidos com sede na própria ETEC.

O curso de contabilidade ocorre na escola Vitor Trindade, enquanto os cursos de logística e desenvolvimento de sistemas serão ministrados na escola Manoel Bento da Cruz.

O município de Guararapes também oferece vagas no vestibulinho para o curso de desenvolvimento de sistemas e para o ensino médio com habilitação em técnico de administração, com as aulas sendo ministradas no Extensão, na rua José Dalla Pria, 77, no centro.

A taxa de inscrição do vestibulinho é de R$ 19. Os cursos são gratuitos. De acordo com o professor Fábio Cruz, que é coordenador da ETEC em Araçatuba, os alunos precisam atender algumas exigências para se inscrever no vestibulinho das ETEC.

“Os alunos que vão cursar o ensino médio eles terão que ter concluído o ensino fundamental. Para aqueles alunos que vão fazer o curso noturno, o curso técnico, eles terão que ter o ensino médio completo, ou que vão cursar o segundo ou terceiro ano”, afirmou Fábio Cruz.

De acordo com o coordenador, os cursos oferecidos pelas ETEC são uma grande oportunidade para que os estudantes entrem mais facilmente no mercado de trabalho e consigam rapidamente fazer sua renda própria após o período escolar.

“Hoje as ETECs têm parceria com as empresas das regiões que fazem o aluno entrar mais rápido no mercado de trabalho. Aquele aluno que está visando fazer uma faculdade eles consegue entrar no mercado de trabalho e fica mais fácil de ele entrar na faculdade”, relatou Fábio Cruz.

Segundo Cruz, os cursos técnicos possuem a duração de 1 ano e meio, enquanto o ensino médio é feito no período comum de três anos. Todos os cursos de ensino médio são no período da manhã, enquanto os técnicos que não são EAD são ministrados no período noturno. Ao todo são 360 vagas para cursos presenciais entre os oferecidos em Araçatuba e Guararapes.

As inscrições para o vestibulinho devem ser feitas exclusivamente através do site vestibulinhoetec.com.br. Por lá, o estudante também poderá tirar outras dúvidas sobre o processo seletivo.

 

 

Veja também

Central de Agendamento de teste Covid-19 será desativada

DA REDAÇÃO – TRÊS LAGOAS A Secretaria Municipal de Saúde (SMS) informa que devido ao …

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *