ESPERA - Alunos aguardam em frente ao Unisalesiano após prova do ENEM - TALES QUEIROZ

Araçatuba e Andradina tiveram movimentação tranquila no segundo dia do ENEM

Compartilhe esta notícia!

DIEGO FERNANDES – ARAÇATUBA

No último domingo (24), municípios da área de cobertura do SRC registraram movimentação tranquila de alunos para a realização do segundo dia de provas do ENEM 2020. As provas só aconteceram nos dois últimos domingos, dias 17 e 24, já em 2021, devido ao adiamento ocorrido ainda no ano passado, por causa da pandemia de covid-19.

Em Araçatuba, foram quatro locais de provas, que ficaram restritos aos centros universitários. Os 4.392 candidatos inscritos foram divididos entre o Centro Universitário Toledo, o Unisalesiano, a Unip e a FEA – Faculdade da Fundação Educacional de Araçatuba.

O movimento foi tranquilo em pelo menos dois dos locais, visitados pela reportagem do jornal O LIBERAL REGIONAL na tarde do domingo. No Unisalesiano, localizado na rodovia Senador Teotônio Vilela, a movimentação era tranquila e não havia nenhum foco de aglomeração de alunos na frente do centro universitário.

Já no Centro Universitário Toledo, o movimento era um pouco maior, porém, tranquilo, com vários dos alunos terminando a prova em menos de 4 horas e já deixando o local.

Segundo fontes ouvidas pela reportagem, a abstenção do segundo dia de provas foi grande em Araçatuba, assim como já havia sido considerável também o número de alunos que não fizeram a prova no primeiro dia.

Em Andradina, os locais de prova foram as E.E. João Brembati Calvoso, Dr. Álvaro Guião e as Faculdades Integradas Stella Maris, que estavam aptos a receber os cerca de 1.594 inscritos do município.

O número de faltas em Andradina também foi considerável, segundo informações apuradas pela reportagem.

Em ambos os locais, os portões foram abertos às 11h30 e fechados às 13h, com as provas começando às 13h30. No último domingo, as provas foram de exatas e ciências biológicas e terminaram às 18h30.

O Inep, Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira, não divulgou o número da abstenção por municípios. No estado de São Paulo, porém, quase 60% dos alunos deixaram de fazer a prova. De acordo com dados fornecidos pelo Inep, 58,6% dos mais de 881 mil inscritos não compareceram aos locais de avaliação no último domingo. Mais do que os 54% que faltaram no primeiro dia.

O crescimento acompanhou a tendência nacional, já que em todo o Brasil, a porcentagem de alunos que faltaram subiu de 51,5% no primeiro dia, para 55,3% no segundo dia de provas.

SRCTV faz cobertura do ENEM em Andradina

Mais uma vez, a SRCTV fez a cobertura, assim como no primeiro dia de provas, de mais uma etapa do ENEM 2020.

Todo o material jornalístico produzido pela emissora foi exibido pela TV Brasil, que inseriu as imagens e o conteúdo em sua programação de notícias.

Estudantes podem solicitar reaplicação

Está aberto desde às 12h desta segunda-feira, o prazo para os estudantes que apresentaram sintomas de covid-19 ou de outra doença infectocontagiosa prevista no edital, na véspera, após as 12h dos sábados anteriores, ou nos dias de prova, deverão solicitar a reaplicação das provas até o dia 29 de janeiro.

A solicitação, assim como nos casos de incidentes logísticos, deverá ser feita pela Página do Participante. As doenças infectocontagiosas consideradas para fins de solicitação da reaplicação: coqueluche, difteria, doença invasiva por Haemophilus influenza, doença meningocócica e outras meningites, varíola, Influenza humana A e B, poliomielite por poliovírus selvagem, sarampo, rubéola, varicela, além da covid-19.

Para a análise da possibilidade de reaplicação, a pessoa deverá inserir, obrigatoriamente, no momento da solicitação, documento legível que comprove a doença. Em casos de COVID-19, o resultado do exame positivo para o coronavírus poderá ser utilizado para a comprovação.

Quanto às demais doenças previstas no edital, na documentação comprobatória, é necessário constar o nome completo do participante, o diagnóstico com a descrição da condição, o código correspondente à Classificação Internacional de Doença (CID 10), além da assinatura e da identificação do profissional competente, com o respectivo registro do Conselho Regional de Medicina (CRM), do Ministério da Saúde (RMS) ou de órgão competente, assim como a data do atendimento.

O documento precisa ser anexado em formato PDF, PNG ou JPG, no tamanho máximo de 2 MB. A aprovação ou a reprovação da solicitação também deverá ser consultada na Página do Participante, a partir do dia 12 de fevereiro.

A reaplicação dos exames acontecerá nos dias 23 e 24 de fevereiro. Antes disso, nos dois próximos domingos, dias 31 de janeiro e 7 de fevereiro, haverá as provas on line. Cerca de 96 mil, dos mais de 5 milhões de inscritos, farão a versão pela internet. Os resultados do ENEM devem ser divulgados no dia 29 de março. (Colaborou David Prates)

 

PRESENÇA – Número de estudantes que faltaram no segundo dia de provas foi maior que no primeiro

Compartilhe esta notícia!

Veja também

Banco de Leite precisa de doações

Compartilhe esta notícia!DA REDAÇÃO – ANDRADINA O Banco de Leite Humano (BLH) de Araçatuba está …

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *