Home Cidades Araçatuba Araçatuba contará com quase 100 urnas a menos para eleição do próximo domingo

Araçatuba contará com quase 100 urnas a menos para eleição do próximo domingo

10 minutos de leitura
Compartilhe esta notícia!

DIEGO FERNANDES – ARAÇATUBA

Os mais de 151 mil eleitores que vão às urnas em Araçatuba no próximo domingo, dia 15 de novembro, deverão ficar atentos para mudanças nos locais de votação. Em 2020, o município terá 418 urnas eletrônicas disponíveis para a votação, são 96 urnas a menos em relação às últimas eleições municipais, em 2016. De acordo com os chefes de cartório das duas zonas eleitorais de Araçatuba, a falta de disponibilidade orçamentária causou a diminuição do número de urnas disponíveis e, consequentemente, a diminuição das seções eleitorais.

Atualmente, Araçatuba possui, ao todo, 60 locais de votação. O cartório eleitoral alerta que nenhum eleitor teve o seu local de votação modificado por causa desta mudança. Todos ainda votam nos mesmos colégios eleitorais, porém precisam ficar atentos para possíveis mudanças na seção.

Para isso, o eleitor deve acessar o aplicativo e-título, onde há informação da mudança no local de votação, ou ainda acessar o site da Justiça Eleitoral, o justicaeleitoral.jus.br. Aqueles que não puderem verificar pelo celular ou pelo computador, terão de ficar atentos à entrada da escola onde vota. Haverá uma lista com todas as seções que foram excluídas para aqueles eleitores que não conferiram antes a possível mudança. Nesta lista, constará o nome dos eleitores que tiveram a seção excluída e o número de sua nova seção de votação.

O número menor de urnas eletrônicas disponíveis atingiu todo o país. Além de Araçatuba, outras cidades da área de cobertura do SRC como Três Lagoas, Andradina, Birigui e Lins, também terão diminuição no número de seções.

De acordo com Fabiana Camargo, chefe da 299ª seção eleitoral de Araçatuba, que compreende também o município de Santo Antônio do Aracanguá, o Tribunal Superior Eleitoral não conseguiu finalizar a licitação para compra de novas urnas para as eleições deste ano. A disponibilidade orçamentária também foi mais baixa neste ano devido à pandemia. Além disso, outro fator que causou a diminuição no número de urnas eletrônicas foi o descarte de aparelhos que estavam sendo utilizados desde as eleições presidenciais de 2006, e que são incompatíveis com o sistema eleitoral de 2020.

Com isso, Araçatuba, que teve na última eleição municipal, em 2016, 514 seções eleitorais, contará apenas com 418 neste ano.

Segurança

Mesmo com a queda no número de seções, a Justiça Eleitoral garante a segurança do pleito em 2020 em meio à pandemia do novo coronavírus. Para evitar aglomerações em locais como a Escola Estadual Manoel Bento da Cruz, o IE, maior colégio eleitoral de Araçatuba, o horário de votação foi estendido. Até a última eleição, eram 9 horas disponíveis para a votação das 8h às 17h, no próximo domingo, porém, o horário de votação será das 7h às 17h, com preferência para os idosos entre 7h e 10h, que são grupo de risco para a covid-19.

A orientação dos chefes de cartório eleitoral em Araçatuba, Flávio Stipp Vaz e Fabiana Camargo, é para que eleitores que não são idosos, evitem utilizar as primeiras três horas de votação, exceto aqueles que precisam votar mais cedo por motivos de trabalho.

Protocolo

Os eleitores precisam comparecer de máscara ao local de votação e não poderá tirá-la em momento algum a partir do momento em que adentrar o colégio eleitoral. Haverá álcool em gel em todas as seções e antes de realizar o procedimento, a pessoa deverá higienizar as mãos. A distância entre os eleitores e os mesários estará já delimitada nos locais de votação.

Depois da assinatura do caderno de votação, o eleitor fará novamente a higienização das mãos para utilizar a urna eletrônica. Ainda segundo o protocolo, deverá haver nova higienização assim que os eleitores deixarem o local de votação.

Os mesários e trabalhadores que cuidarão do apoio logístico das eleições receberão kits sanitários ao chegarem para o trabalho. Os kits contarão com três máscaras para serem usadas ao longo do dia, além de Face Shields como proteção facial, além de álcool em gel individual para utilização durante o período de trabalho.

Preparação

Desde a última quinta-feira, funcionários do Cartório Eleitoral em Araçatuba já estão preparando as urnas eletrônicas que serão utilizadas na eleição municipal de 15 de novembro.

Estão sendo feitas a transferência dos dados de todos os 8 candidatos a prefeito, 8 candidatos a vice-prefeito, e os mais de 300 candidatos a vereador da cidade, para as urnas eletrônicas. Também está sendo feita a transferência dos dados dos eleitores.

Todas as urnas estão recebendo a mídia onde os votos serão registrados. Após o período de votação, no próximo domingo, os arquivos serão levados de volta ao cartório eleitoral para apuração dos resultados.

PREPARATIVOS – Cartório Eleitoral de Araçatuba começou a preparar equipamentos de votação na última semana

Compartilhe esta notícia!