ESTIAGEM - Rio Tietê está muito baixo e há locais em que a água recuou mais de 100 metros ANTÔNIO CRISPIM

Araçatuba cobra Agência Nacional de Águas que mantenha o nível mínimo do Tietê

Compartilhe esta notícia!

DA REDAÇÃO – ARAÇATUBA

Nessa terça-feira (21), Araçatuba encaminhou ofício à ANA – Agência Nacional de Águas e Saneamento Básico do Brasil chamando a atenção para o uso da água do rio Tietê, considerando que a GS Inima Samar faz captação de água e a mesma abastece 40% do município, que tem 199.210 habitantes.

O documento chama a atenção para a Resolução ANA, n° 77, pela qual declarou a situação crítica de escassez quantitativa dos recursos hídricos na Região Hidrográfica do Paraná, além do cenário observado na Bacia Hidrográfica do Baixo Tietê, na qual se insere Araçatuba, que tem impactado o uso dos recursos hídricos disponíveis.

O documento lembra ainda que o Rio Tietê abriga sistemas de reservação para a geração de energia elétrica e que tem sofrido com a atuação do Operador Nacional do Sistema Elétrico sobre as instalações no SIN – Sistema Interligado Nacional –  e pede atenção para que seja  respeitada a cota de 324 metros para o reservatório Três Irmãos, considerando a escassez de água e, assim, evitando prejuízos ao município com a baixa do nível do rio.

O diretor técnico da GS Inima Samar, Eduardo Caldeira, falou dos investimentos feitos pela empresa. “A SAMAR está empreendendo todos os esforços para garantir a captação de água necessária ao abastecimento, mas o nível do rio Tietê, que faz parte da hidrelétrica de Três Irmãos, depende das definições de cotas do ONS. Temos realizado investimentos para evitar as perdas de água do sistema, por meio de operação moderna e informatizada, com sistema de distribuição setorizado, além de campanhas para conscientização do uso sustentável da água. Hoje, 40% da população recebem água vinda do rio Tietê. Instalamos uma estrutura flutuante que bombeia de 800 a 1.000 m³/h, e precisamos que a ONS cumpra com a cota de 324m para o reservatório Três Irmãos, conforme pré-estabelecido e, assim, vamos evitar problemas futuros”.

 

ABAIXO DO NÍVEL

Enquanto Araçatuba está cobrando a manutenção do nível de 324 metros acima do nível do mar, nessa terça-feira o nível do reservatório de Três Irmãos estava em 322,51 metros, ou seja, bem abaixo do desejado e citado por Araçatuba no ofício encaminhado à ANA. 

 


Compartilhe esta notícia!

Veja também

Speed Park conclui mais uma edição da escolinha de kart

Compartilhe esta notícia!DA REDAÇÃO – BIRIGUI A escolinha de kart é um projeto gratuito, realizado …

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *