TRANQUILO - Movimento em ponto de vacinação no shopping estava tranquilo na tarde de ontem

Ao contrário do 1º dia, segundo dia de vacinação tem movimento mais baixo

Compartilhe esta notícia!

DIEGO FERNANDES – ARAÇATUBA

Se o movimento foi grande no primeiro dia de vacinação para o grupo de idosos entre 72 e 74 anos em Araçatuba, o segundo dia teve movimentação tranquila em alguns dos pontos de vacinação do município.

De acordo com uma profissional de Unidade Básica de Saúde escalada para fazer a vacinação no posto do Shopping Praça Nova, muitas pessoas correram para a imunização logo no primeiro dia com medo das vacinas acabarem e com isso o movimento acabou sendo bem menor no segundo dia de campanha.

A reportagem do jornal O LIBERAL REGIONAL esteve no local por volta das 15h30 nesta terça-feira e a movimentação era tranquila. Não havia filas para a vacinação e os idosos que ainda não haviam feito cadastro pela internet podiam fazê-lo tranquilamente no local antes da vacinação.

No dia anterior, porém, segundo as enfermeiras que estavam trabalhando na aplicação de vacinas, foram 742 pessoas vacinadas na segunda-feira apenas no posto montado dentro do shopping, que fica dentro do centro de compras (que está fechado ao público em geral durante à fase emergencial do Plano SP), do lado da academia.

Araçatuba recebeu 4.570 doses da vacina CoronaVac exclusivamente para esta fase da campanha e, de acordo com a funcionária da saúde, a dica para as próximas etapas é que não é necessária a corrida aos pontos de vacinação no primeiro dia, já que as doses já estão contadas de acordo com as pessoas dentro das faixas etárias correspondentes.

“Já se sabe o quanto de vacinas é necessário para a imunização daquele grupo, então não é preciso correr no primeiro dia porque as doses não vão acabar”, afirmou a enfermeira que não quis se identificar.

Além do shopping Praça Nova, a escola municipal Darcy Fontanelli também realizou a vacinação e, de acordo com informações apuradas pela reportagem, também teve movimentação bem maior no primeiro dia. O mesmo ocorreu com os locais em que a imunização ocorre em drive thru: no recinto Clibas de Almeida Prado e no Núcleo de Gestão Assistencial.

Primeiro dia

A edição de ontem do jornal O LIBERAL REGIONAL mostrou que a espera dos idosos pela vacinação no drive thru do recinto Clibas de Almeida Prado chegava próxima das 4 horas.

A reportagem conversou com uma idosa que foi acompanhada pela mãe até a vacinação que conseguiu ser imunizada com a primeira dose às 17h30, sendo que aguardava no local desde às 14h.

A espera no Núcleo de Gestão Assistencial também era grande, embora menor. Outro vacinado consultado, que foi ao NGA, conseguiu tomar sua dose em pouco mais de 1 hora.

A vacina utilizada para imunização da faixa etária de 72 a 74 anos é a CoronaVac, produzida pelo Instituto Butantan, em parceria com o laboratório chinês Sinovac.

De acordo com dados divulgados pela saúde do município, Araçatuba havia imunizado até ontem 21.982 pessoas com a primeira dose da vacina entre idosos e trabalhadores da saúde. 8.600 pessoas já haviam tomado também a segunda dose, totalizando 30.582 doses de vacina aplicadas.

Em porcentagem, 11,04% da população araçatubense tomou a primeira dose, enquanto 4,3% já tomou a segunda.

 


Compartilhe esta notícia!

Veja também

Pessoas acima de 47 anos e lactantes já podem se vacinar contra a covid-19

Compartilhe esta notícia!DIEGO FERNANDES – ARAÇATUBA Araçatuba iniciou nesta segunda-feira (21) nova fase da vacinação …

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *