TRANQUILO - Movimento em ponto de vacinação no shopping estava tranquilo na tarde de ontem

Ao contrário do 1º dia, segundo dia de vacinação tem movimento mais baixo

DIEGO FERNANDES – ARAÇATUBA

Se o movimento foi grande no primeiro dia de vacinação para o grupo de idosos entre 72 e 74 anos em Araçatuba, o segundo dia teve movimentação tranquila em alguns dos pontos de vacinação do município.

De acordo com uma profissional de Unidade Básica de Saúde escalada para fazer a vacinação no posto do Shopping Praça Nova, muitas pessoas correram para a imunização logo no primeiro dia com medo das vacinas acabarem e com isso o movimento acabou sendo bem menor no segundo dia de campanha.

A reportagem do jornal O LIBERAL REGIONAL esteve no local por volta das 15h30 nesta terça-feira e a movimentação era tranquila. Não havia filas para a vacinação e os idosos que ainda não haviam feito cadastro pela internet podiam fazê-lo tranquilamente no local antes da vacinação.

No dia anterior, porém, segundo as enfermeiras que estavam trabalhando na aplicação de vacinas, foram 742 pessoas vacinadas na segunda-feira apenas no posto montado dentro do shopping, que fica dentro do centro de compras (que está fechado ao público em geral durante à fase emergencial do Plano SP), do lado da academia.

Araçatuba recebeu 4.570 doses da vacina CoronaVac exclusivamente para esta fase da campanha e, de acordo com a funcionária da saúde, a dica para as próximas etapas é que não é necessária a corrida aos pontos de vacinação no primeiro dia, já que as doses já estão contadas de acordo com as pessoas dentro das faixas etárias correspondentes.

“Já se sabe o quanto de vacinas é necessário para a imunização daquele grupo, então não é preciso correr no primeiro dia porque as doses não vão acabar”, afirmou a enfermeira que não quis se identificar.

Além do shopping Praça Nova, a escola municipal Darcy Fontanelli também realizou a vacinação e, de acordo com informações apuradas pela reportagem, também teve movimentação bem maior no primeiro dia. O mesmo ocorreu com os locais em que a imunização ocorre em drive thru: no recinto Clibas de Almeida Prado e no Núcleo de Gestão Assistencial.

Primeiro dia

A edição de ontem do jornal O LIBERAL REGIONAL mostrou que a espera dos idosos pela vacinação no drive thru do recinto Clibas de Almeida Prado chegava próxima das 4 horas.

A reportagem conversou com uma idosa que foi acompanhada pela mãe até a vacinação que conseguiu ser imunizada com a primeira dose às 17h30, sendo que aguardava no local desde às 14h.

A espera no Núcleo de Gestão Assistencial também era grande, embora menor. Outro vacinado consultado, que foi ao NGA, conseguiu tomar sua dose em pouco mais de 1 hora.

A vacina utilizada para imunização da faixa etária de 72 a 74 anos é a CoronaVac, produzida pelo Instituto Butantan, em parceria com o laboratório chinês Sinovac.

De acordo com dados divulgados pela saúde do município, Araçatuba havia imunizado até ontem 21.982 pessoas com a primeira dose da vacina entre idosos e trabalhadores da saúde. 8.600 pessoas já haviam tomado também a segunda dose, totalizando 30.582 doses de vacina aplicadas.

Em porcentagem, 11,04% da população araçatubense tomou a primeira dose, enquanto 4,3% já tomou a segunda.

 

Veja também

Mesmo com chuvas acima da média, rios ainda estão com nível baixo

DA REDAÇÃO – Araçatuba O fenômeno La Niña está causando mudanças climáticas, como queda de …

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *