Alunos da ETEC conhecem o Fórum

Compartilhe esta notícia!

DIEGO FERNANDES – ARAÇATUBA

Alunos que cursam o 1º ano do ensino médio na ETEC de Araçatuba visitaram na manhã de ontem o Fórum da Comarca de Araçatuba. A visita aconteceu graças ao projeto “OAB Vai à Escola” e também por conta dos estudos realizados pelos estudantes na disciplina de história. Os alunos foram recepcionados pelos juízes Emerson Sumariva Júnior e Antônio Fernando Batagelo, e também pelo presidente da OAB, Sandro Laudelino.
Durante o passeio pelo fórum, os adolescentes tiveram a oportunidade de conhecer vários espaços, dentre eles a 3ª Vara Criminal, o Tribunal do Júri, Juizado Especial, dentre outros locais, além de conhecer um pouco sobre as tramitações dos processos e sobre o trabalho dos servidores públicos presentes no local.
A aluna Ana Beatriz Pereira, de 15 anos, gostou da experiência e afirmou que agora dá mais valor ao trabalho do judiciário depois de conhecê-lo de perto. “Muitas pessoas acreditam que os funcionários daqui, por serem públicos, não fazem nada, não trabalham, mas hoje eu vi que é totalmente diferente. Achei que a visita esclareceu bastante coisa”, afirmou. Para o também aluno Sérgio Rafael, de 15 anos, a visita ao fórum foi uma oportunidade de conhece-lo melhor. “Eu achei muito interessante porque é um lugar muito amplo e acabamos descobrindo bastante coisa do local”, disse.
Segundo o professor da turma, Heleno Souza Júnior, a intenção dentro do curso é fazer com que os alunos conheçam o funcionamento dos três poderes: Executivo, Legislativo e Judiciário, e a visita ao fórum é um complemento ao conteúdo visto em sala de aula. “Nós optamos por fazer um projeto conhecendo o judiciário e ter, mediante a observação, uma reflexão sobre o funcionamento do judiciário”, disse.
A coordenadora do projeto “OAB Vai à Escola”, Carla de Arantes, afirmou que são feitos convites e visitas às escolas que desejam realizar esse tipo de atividade com os alunos. “A gente visita escolas, todas que resolveram abraçar o projeto, são também abraçadas pelo projeto. Além das visitas à sede da OAB e ao fórum, há também palestras, desde o começo do semestre estamos realizando várias nas escolas municipais, e é assim o ano inteiro. A maioria das escolas que a gente entrou em contato quis participar”, informou.
Para o juiz de direito doutor Emerson Sumariva Júnior, que participou da recepção aos alunos no fórum, é importante que os jovens tenham conhecimento sobre o funcionamento do judiciário, até porque, dentro de alguns anos, estarão ocupando posições importantes na sociedade. “Esse trabalho é de suma importância, porque esses jovens entre 15 e 16 anos, em um futuro próximo são eles que estarão ocupando os cargos públicos, as funções públicas, as funções privadas também e é importante que eles conheçam como funciona o poder judiciário, o fórum, onde os conflitos de interesse são solucionados, para que eles possam ter o conhecimento”, disse.

A8 Visita Alunos Etec Fórum (15)

APRENDER – Alunos conheceram vários setores do fórum e como funciona o Judiciário
ANTÔNIO CRISPIM


Compartilhe esta notícia!

Veja também

Ruas de bairros da zona oeste de Lins recebem serviço de tapa buraco

Compartilhe esta notícia!DIEGO FERNANDES – LINS Três ruas de três bairros próximos foram contempladas com …

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *