17.4 C
Araçatuba
segunda-feira, maio 16, 2022

Alunos da Escola Estadual Luiz Gama participam de palestras da Samar

DA REDAÇÃO – ARAÇATUBA

A GS Inima Samar, concessionária responsável pelo tratamento de água e esgoto de Araçatuba, participou, nos dias 2 e 9 de maio, de evento promovido pela Escola Estadual Luiz Gama sobre o tema Água, no Teatro Castro Alves. A concessionária apresentou a palestra “O caminho da água”, que aborda todas as fases do tratamento da água, destacando a importância dos mananciais, os cuidados com o tratamento e a distribuição e as formas de uso racional da água. A palestra abordou também o uso correto do esgoto e sua importância para o meio ambiente e a saúde. 

As duas apresentações reuniram 300 alunos dos ensinos Fundamental e Médio. O responsável pela apresentação foi o supervisor de Operação da GS Inima Samar, Francino Costa, que levou aos participantes informações específicas sobre as Estações de Tratamento de Água (ETAs) e suas formas de captação. “Como somos abastecidos pelo Baguaçu e Tietê, a forma de tratar essas duas águas é diferente. Na primeira, utilizamos o sistema de decantação e, na outra, o sistema inovador de flotação. São maneiras distintas de tratar a água, mas que tem o mesmo objetivo: levar água potável e de qualidade à população”, explicou Costa.

Com recursos audiovisuais, como um vídeo que explica o tratamento por meio do rap, os alunos puderam conhecer o funcionamento de uma ETA e de uma Estação de Tratamento de Esgoto (ETE), além de receberem informações sobre a situação do saneamento básico no Brasil, Estado de S. Paulo e Araçatuba. “É importante trazer os alunos para a realidade da nossa cidade, que é muito privilegiada por ter 100% de água e esgoto tratados. Sabemos que em outras regiões – próximas até de Araçatuba – essa não é uma situação positiva, o que prejudica a saúde pública de forma geral. Saneamento básico é saúde e desenvolvimento, mas ainda faz falta em quase metade do País”, comenta o supervisor de Operação.

Para o professor Luiz Carlos Palombo de Medeiros, que fez o convite da palestra à GS Inima Samar, as duas apresentações foram de grande relevância para os alunos. “Eles ficaram encantados com as informações passadas nas palestras e participaram ativamente com perguntas sobre o tema. Antes do evento, nossos professores trabalharam os temas Água e Meio Ambiente nas salas de aulas, o que possibilitou uma maior interação dos alunos com o palestrante”, disse o professor.

 

Ultimas Noticias