Edwaldo Costa: jornalista da Marinha e pós-doutorado

Compartilhe esta notícia!

ANTÔNIO CRISPIM – ARAÇATUBA

O jornalista Edwaldo Costa está construindo uma carreira brilhante. Bacharel em Comunicação Social pelo Unitoledo, Guga, como é mais conhecido, decidiu investir na carreira acadêmica. Além disso, é jornalista do Centro de Comunicação Social da Marinha. De novembro de 2017 a novembro deste ano, Edwaldo Costa concluiu o Pós-Doutorado na área de Jornalismo, na Escola de Comunicações e Artes da Universidade de São Paulo (ECA-USP). O araçatubense Edwaldo Costa é o único jornalista das Forças Armadas do Brasil com a titulação de Pós-Doutor.
Segundo o jornalista, no período do pós-doutorado, ele abordou Jornalismo Esportivo e Comunicação Pública. Realizou várias visitas técnicas, com na BBC News (Londres), Granja Comary durante o treino da Seleção Brasileira, ministrou aulas na graduação e pós-graduação na USP, participou de bancas de mestrado e Doutorado na USP (Universidade de São Paulo), UnB (Universidade de Brasília), UFMS (Universidade Federal de Mato Grosso do Sul), UFMT (Universidade Federal de Mato Grosso), UFF (Universidade Federal Fluminense) e outras e outras instituições.
Supervisionado pelo professor doutor Luciano Maluly (ECA/USP), Edwaldo ainda publicou artigos acadêmicos, organizou evento científico no Centro Universitário Maria Antonia, órgão da Pró-Reitoria de Cultura e Extensão Universitária da USP, e escreveu um capítulo de livro. Importantes teóricos da Comunicação como Nilson Lage, Jorge Pedro Souza e Roberto DaMatta foram entrevistados pelo pesquisador.
Após atingir o nível máximo dos estudos em jornalismo, Edwaldo segue na Comunicação da Marinha, coorienta alunos de doutorado numa conceituada universidade de Portugal e está terminando a biografia de um ex-diretor da Petrobrás e Caixa Econômica Federal.
Na Marinha, caso o comando queira, existe promoção de reconhecida competência técnico-profissional ou de notória cultura científica, que pode promover o primeiro-tenente a Comandante em Comunicação.

TRAJETÓRIA
Natural de Araçatuba, Edwaldo Costa tem 37 anos. É filho de Lena e Antônio Edwaldo Dunga Costa. O jornalista cursou Ciências da Computação no COC e Jornalismo no UniToledo. “Sou muito grato ao Chaim Zaher e ao Bruno Toledo, por me apoiarem nos quatro anos de graduação”, disse Edwaldo Costa, que anos depois retornou ao Unitoledo, como professor de Jornalismo, atuando também em outras instituições de ensino superior.
Segundo o jornalista, o doutorado foi concluído em dezembro de 2014, na Pontifícia Universidade Católica (PUC), de São Paulo. Três anos depois, em novembro de 2017, iniciou o pós-doutorado na Escola de Comunicação e Artes (ECA), da Universidade de São Paulo.

MARINHA
Edwaldo Costa ingressou na Marinha trabalhando inicialmente em Corumbá (Mato Grosso do Sul). Depois teve rápida passagem por Cuiabá (Mato Grosso) e chegou a Brasília.
Na Marinha, Edwaldo Costa teve uma das mais expressivas experiências como profissional e cidadão. Ele fez parte do batalhão que atuou em Roraima durante o momento mais tenso das relações com a Venezuela, quando a fronteiro chegou a ser fechada. Costa trabalha no acolhimento aos venezuelanos que atravessavam a fronteira.
“Está sendo uma experiência extraordinária, trabalhar em conjunto com a comunicação do Exército Brasileiro e da Força Aérea Brasileira têm agregado muito profissionalmente. O ganho cultural também é relevante, seja com os roraimenses ou com os venezuelanos. É uma relação de troca enriquecedora tanto para a vida pessoal como profissional”, disse Edwaldo Costa à reportagem de O LIBERAL REGIONAL em março deste ano.

C1 Edwaldo Costa3 RECORTE.jpg

VISITA – Ewaldo Costa esteve na BBC News em Londres
DIVULGAÇÃO

 


Compartilhe esta notícia!

Veja também

Cerca de 150 policiais devem completar ciclo da vacinação contra a covid nesta terça em Araçatuba

Compartilhe esta notícia!DIEGO FERNANDES – ARAÇATUBA Policiais e agentes de segurança que não tomaram a …

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *