21.9 C
Araçatuba
sábado, maio 21, 2022

Aean completa 57 anos norteada pela sustentabilidade

DA REDAÇÃO – ARAÇATUBA

Neste domingo (27), a Aean (Associação dos Engenheiros e Arquitetos da Alta Noroeste), de Araçatuba (SP) completa 57 anos. Em constante evolução, acompanhando os novos conceitos, técnicas e tecnologias disponíveis do mercado das áreas de atuação dos seus filiados, a entidade promove atividades de capacitação profissional norteada pela sustentabilidade.

O presidente Petrônio Pereira Lima lembra que uma das ações mais recentes realizada pela AEAN foi a instalação de um sistema de energia solar fotovoltaica na sua sede. “O sistema fotovoltaico vem se somar ao nosso Ponto de Entrega Voluntária (PEV) de materiais recicláveis, ao ponto de coleta de pilhas e baterias, à coleta seletiva, e às lâmpadas de LED, mais econômicas que as antigas, que instalamos na nossa sede”, pontua Lima.

A sustentabilidade também é o tema central quando o assunto são as cidades inteligentes – smart city é um termo utilizado para designar uma localidade que usa tipos diferentes de sensores eletrônicos, bancos de dados e tecnologias diversas para coletar dados, gerenciar recursos e ativos eficientemente. “Trata-se de algo que estamos debatendo muito nas engenharias e na arquitetura. No começo deste ano, por exemplo, esta foi a pauta do Crea-SP durante o seu Colégio Regional de Inspetores, realizado aqui em Araçatuba. No evento, avançamos com as discussões relativas às cidades inteligentes, para que profissionais da área tecnológica possam aplicar o conceito em projetos para os seus municípios”, explica o presidente da Aean.

Desta forma, a Aean, em parceria com o Crea-SP (Conselho Regional de Engenharia e Agronomia do Estado de São Paulo), busca auxiliar os municípios na produção de diagnósticos para a efetivação de projetos sobre o tema. “A AEAN representa e auxilia com excelência a classe de engenharia da região de Araçatuba, sendo protagonista na formação e crescimento do profissional. A entidade é sempre destaque no compromisso com a capacitação e a segurança do corpo tecnológico, o que reforça cada vez mais a nossa parceria e confiança”, destaca o presidente do Crea-SP, engenheiro Vinicius Marchese.

 

Ultimas Noticias