Home Cidades Araçatuba Academia Araçatubense de Letras e Educação fazem parceria para projeto de leitura

Academia Araçatubense de Letras e Educação fazem parceria para projeto de leitura

4 tempo de leitura
0
0
72

Um dia em que poderão conhecer uma das instituições culturais mais tradicionais de Araçatuba e ainda bater um papo com escritores locais sobre suas obras. Isso é o que propõe o programa “No Caminho das Letras”, que será lançado amanhã em parceria com a Secretaria Municipal de Educação.
O objetivo é difundir a literatura local junto a estudantes da rede pública. A ação consiste em receber grupos de alunos para conhecer a academia, casa que tem 27 anos de existência. Lá, crianças de 10 a 11 anos de idade, em média, irão participar de sessão de bate-papo com acadêmicos e membros de seu grupo experimental e, no final, produzirão texto sobre a visita, concorrendo a livros como prêmios.
Dentro da parceria para a realização desse projeto de incentivo à leitura, a Secretaria de Educação encaminhará, uma vez por mês, turmas do quarto e do quinto ano do ensino fundamental à academia. As datas das visitas, até novembro deste ano, já estão definidas e com horários marcados.
Segundo o presidente da academia, o jornalista Arnon Gomes, do jornal O LIBERAL REGIONAL, a expectativa é que o programa atinja, no mínimo, mais de 500 estudantes da rede municipal até o fim do ano. Ele ressalta que instituições de ensino privadas ou estaduais que queiram participar podem entrar em contato com a academia.
“Acredito que esta será uma oportunidade para que os mais jovens conheçam um pouco da cultura da cidade onde vivem e despertem, assim, o interesse pela leitura a partir das histórias dos escritores locais”, disse Arnon.
Para esta quarta-feira, primeiro dia do encontro, há visitas marcadas nos horários das 8h30, 13h30 e 19h30. Participarão, além de Arnon, os acadêmicos Hélio Consolaro, Yara Pedro de Carvalho e Amarildo Brilhante; do Grupo Experimental, os escritores Maria José, Alice Mara e José Hamilton Brito.
De acordo com a Secretaria de Educação, que definiu o cronograma com as datas das visitas, nesta primeira fase do projeto, que vai até o fim do ano, 17 escolas municipais irão participar.

DA REDAÇÃO
Araçatuba

Load More Related Articles
  • Parem de nos matar

    FERNANDA COLLI A vida de uma mulher começa antes mesmo de ela se reconhecer mulher. É a so…
  • Vida, obra e legado de Eddio Castanheira

      *Marcelo Teixeira No ciclo de palestras deste ano, da Academia Araçatubense de Letr…
  • O FANTÁSTICO MUNDO DO TERROR   

    PEDRO CÉSAR ALVES Outro dia fiquei pensando sobre o ‘mundo do terror’ – gosto de chamar de…
Load More By jornalistacrispim
Load More In Araçatuba

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Check Also

Parem de nos matar

FERNANDA COLLI A vida de uma mulher começa antes mesmo de ela se reconhecer mulher. É a so…