24.1 C
Araçatuba
quarta-feira, agosto 17, 2022

Academia Araçatubense de Letras abre vaga para membro

Quem já teve a experiência de, pelo menos uma vez na vida, publicar um livro pode concorrer a uma vaga na Academia Araçatubense de Letras. A instituição acaba de lançar edital para a cadeira número 6, antes ocupada pela professora, escritora e ex-vereadora Marly Garcia, cujo patrono é Euclides da Cunha.
Os interessados podem se candidatar até 31 de maio. Para concorrer, é necessário ter, no mínimo, um livro publicado e apresentar uma carta de apresentação assinada por um padrinho, que deve ser membro da academia. O vencedor será escolhido em eleição feita pelos atuais acadêmicos.
A posse ocorrerá em novembro, durante sessão solene anual da instituição.
Também chamados de “imortais”, os integrantes da academia participam de uma série de ações voltadas à difusão da literatura local. Organizam concursos literários, projetos de incentivo à leitura e escrita, lançamento de coletâneas, palestras, sarais, festivais e ficam com suas obras eternizadas.
Ao longo de seus 27 anos, a academia contou com diversos nomes que marcaram a história da cultura local, como Odette Costa, Célio Pinheiro, Zezé Bedran e Lúcia Piantino
Os candidatos devem fazer suas inscrições na sede da academia, de segunda a sexta-feira, das 13h às 17h.
A Academia Araçatubense de Letras fica na rua Anita Garibaldi, 75, Centro.

PROGRAMA
Uma das ações de difusão da literatura criada neste ano pela academia, o programa No Caminho das Letras recebe, nesta semana, a visita de mais duas escolas municipais.
Amanhã, às 9h, irão à academia estudantes da Emeb (Escola Municipal de Educação Básica) Carmélia Melo Fonseca. Às 13h30, é a vez de alunos da Emeb Leão Nogueira. Ambas as visitas são de crianças do quarto ano do ensino fundamental. Já às 19h, estudantes da EJA (Educação de Jovens e Adultos) farão a visita.
Ainda na quarta-feira, a secretária municipal de Educação, Silvana de Sousa e Souza, irá à academia para conhecer o funcionamento do projeto. Implantado neste ano, o programa No Caminho das Letras é fruto de uma parceria da academia com a Secretaria Municipal de Educação.
Por mês, o município manda turmas para a academia. Lá, os estudantes conhecem a instituição, têm sessão de bate-papo com escritores e membros do Grupo Experimental e fazem atividades em que concorrem a livros como presente. Na oportunidade, ainda será declamada uma poesia do escritor Antenor Rosalino, membro da AAL, em homenagem ao programa.

ARNON GOMES
Araçatuba

Ultimas Noticias