Home Cidades Araçatuba ABQM não sabe se poderá organizar Campeonato Nacional deste ano

ABQM não sabe se poderá organizar Campeonato Nacional deste ano

6 minutos de leitura
Compartilhe esta notícia!

DIEGO FERNANDES – ARAÇATUBA

A direção da ABQM, a Associação Brasileira do Cavalo Quarto de Milha, ainda não tem uma definição sobre o 43º Campeonato Nacional, que está marcado para ocorrer no mês de julho, no recinto de exposições Clibas de Almeida Prado, em Araçatuba.

Em entrevista à reportagem do jornal O LIBERAL REGIONAL, o conselheiro Jamil Buchalla Filho, afirmou que a direção da entidade já está preparada para fazer adequações necessárias para receber o público caso ocorra o evento, mas ainda não sabe se ele irá acontecer por conta dos efeitos da pandemia do novo coronavírus. “A gente não tem o controle disso né, infelizmente não temos o controle, mas a ABQM está se preparando para que a gente possa, por exemplo, com o público, se adequar, já que o parque é muito grande, e tem condições de fazer as suas adequações. Ainda não sabemos, mas nós estamos trabalhando para que sim (tenha o evento)”, afirmou Buchalla.

A entrevista foi feita durante evento de entrega de 12 mil máscaras feita pela ABQM à prefeitura municipal de Araçatuba, que ocorreu ontem pela manhã no salão azul do paço municipal. Na ocasião, Jamil Buchalla representou o presidente da entidade, Caco Auricchio, que não pode comparecer ao evento.

Por conta da pandemia do novo coronavírus, a ABQM já teve de adiar o seu primeiro evento do ano, o 30º Congresso Nacional, que ocorreria entre 18 e 26 de abril, também no recinto de Araçatuba.

Na última semana, em comunicado divulgado à imprensa, a entidade já havia informado estar trabalhando pela realização de seus eventos, mas não podendo afirmar nada sobre a ocorrência ou não antes de ouvir autoridades competentes. “Nosso maior desejo, sem dúvida alguma, é a retomada dos eventos oficiais, dos Núcleos Quarto de Milha e das Associações de Modalidades, mas de forma sensata e sem colocar vidas em risco”, disse a nota.

O evento realizado entre os dias 20 e 28 de julho de 2019, em Araçatuba, foi o maior organizado pela entidade, com 8.935 inscrições, com a participação de 1.322 competidores e 2.218 animais. Cerca de 15 mil pessoas passaram pelo parque equestre do recinto e foram arrecadados mais de R$ 20 milhões em leilões de animais da raça quarto de milha. Na economia de Araçatuba foram injetados mais de R$ 10 milhões.

Entidade entrega 12 mil máscaras para saúde e assistência em Araçatuba

A ABQM entregou 12 mil máscaras, na manhã de ontem, à prefeitura municipal. O ato fez parte das ações do “Força Quartista”, evento organizado pela entidade que pretende amenizar os impactos da pandemia do novo coronavírus.

Em entrevista coletiva sobre o ato, o conselheiro da ABQM Jamil Buchalla Filho citou que a entidade se sensibilizou com a cidade sede dos principais eventos nacionais do cavalo quarto de milha. “Temos uma pandemia que parou a economia, parou todo mundo, um negócio muito sério. O que a ABQM fez foi se sensibilizar com os criadores, treinadores. A associação se sensibilizou com Araçatuba, onde são realizados os três maiores eventos, e distribuiu 60 mil máscaras para criadores, e dessas 60 estamos doando para começar 12 mil máscaras para a prefeitura de Araçatuba, na qual ela vai dar o seu destino”, disse Jamil.

As máscaras doadas pela ABQM foram entregues à Secretaria de Saúde do município, que vai distribuí-las em seus departamentos e nos equipamentos da assistência social.


Compartilhe esta notícia!