6.4 C
Araçatuba
quarta-feira, maio 18, 2022

4 municípios da região de Araçatuba obtêm certificado estadual de boa gestão ambiental

Quatro municípios da região de Araçatuba ficaram entre os 69, em todo o Estado, que obtiveram o Prêmio Município VerdeAzul neste ano. A certificação, concedida pela Secretaria Estadual do Meio Ambiente, tem o objetivo de reconhecer a eficiência da gestão, com a descentralização e valorização da agenda ambiental.
São as seguintes cidades contempladas, com as suas respectivas classificações: Gabriel Monteiro (20ª), Guzolândia (52ª), Penápolis (63ª) e Gastão Vidigal (64ª). No total, foram 69 municípios que alcançaram mais 80 pontos, numa escala de zero a cem, entre os quesitos avaliados e, por isso, receberam o certificado.
Criado em 2007, o prêmio garante às prefeituras premiadas preferência na captação de recursos do Fecop (Fundo Estadual de Prevenção e Controle da Poluição).
A primeira colocação do ranking ficou com o município de São José do Rio Preto, com 94,65 de nota final.
Em nível regional, esta foi a décima vez consecutiva que Gabriel Monteiro, cidade de cerca de 2,7 mil habitantes, obteve o melhor desempenho entre os 43 municípios. A diferença foi que, neste ano, o município caiu do 13º lugar do ano passado para 20º. Entretanto, sua nota foi maior: 88,00 de 2018, contra 87,78 de 2017.
O município tem se destacado por ter conselho ambiental, esgoto tratado, programas de educação ambientais, sustentabilidade, qualidade do ar, resíduos sólidos e uso do solo. Graças à certificação, por exemplo, neste ano, a prefeitura local conquistou R$ 230 mil junto ao Estado para a aquisição de um caminhão compactador de lixo.
Guzolândia foi a novidade entre os municípios da região presentes no ranking. Gastão Vidigal e Penápolis também estavam no ano passado. O prefeito penapolense Célio de Oliveira (sem partido) se mostrou satisfeito com o resultado, mas contestou a queda na classificação também ocorrida com a cidade que governa. Na etapa anterior, Penápolis havia ficado na 19ª posição. “A gente sempre vinha numa crescente. Desde que estou na Prefeitura, sempre recebemos o certificado. Mas eu fiquei desapontado com a nossa colocação deste ano”, afirma. “De qualquer forma, o importante é que certificou entre os 69. Isso ajuda muito na hora de conquistarmos alguns recursos. Porque quem é certificado tem um tratamento diferenciado em relação a convênios e à conquista de programas e equipamentos da Secretaria de Meio Ambiente”, analisa o prefeito.

DEMAIS RESULTADOS
Dentre os maiores municípios da região, Araçatuba recebeu nota 8,55, ficando na 417ª posição. Com nota 64,96, Birigui terminou o ranking na 99ª colocação em 2018. Já Andradina foi um pouco melhor. Obteve 68,48 de nota, terminando no 91º lugar.

OBJETIVO
Coordenador do programa, José Walter Figueiredo disse, na semana passada, em São Paulo, durante o anúncio dos municípios certificados, que “o papel do Município VerdeAzul é justamente fazer essa ligação entre a Secretaria de Meio Ambiente e os municípios, com transferência de informações e conhecimentos, para que eles tenham um Conselho Municipal de Meio Ambiente e estrutura técnica suficiente para cumprir seus objetivos nas questões ambientais locais”.

ARNON GOMES
Araçatuba

Ultimas Noticias