14.1 C
Araçatuba
quarta-feira, agosto 10, 2022

Araçatuba mantém média diária superior a 3 acidentes com escorpiões

ANTÔNIO CRISPIM – ARAÇATUBA

Desde 2017 Araçatuba vem sofrendo com os acidentes com escorpiões e registrou mortes. Até o dia 22 de fevereiro, somando 53 dias, foram registrados 164 acidentes com escorpião, o que representa média diária de quase 3,1. O que preocupa é que os escorpiões estão sendo encontrados em todas as regiões da cidade em em locais menos previsíveis, como a Câmara Municipal e até mesmo na Santa Casa. Portanto, a população deve adotar cuidados especiais para evitar acidentes.
De acordo com levantamento feito pela reportagem de O LIBERAL REGIONAL, em, 2016 foram apenas 242 acidente, média de 0,66 acidente diários. No sano seguinte houve aumento de 119,52% e a média diária passou para 1,375 acidente por dia. Em 2018 foram 1.270 acidentes, com aumento de 153% e média diária de 3,479 acidentes. Como se observa, o número de acidentes vem aumentando a cada ano.

PRECAUÇÃO
Para evitar acidentes, algumas medidas podem ser adotadas, como
– Não por as mãos em buracos sob pedras e em troncos podres;
– Usar calçados e luvas de raspas de couro;
– Vedar soleiras das portas e janelas ao escurecer, pois muitos destes animais apresentam hábitos noturnos;
– Usar telas em ralos de chão, pias e tanques;
– Combater a proliferação de insetos, alimento principal dos escorpiões;
– Vedar frestas e buracos em paredes, assoalhos e vão entre o forro e paredes, consertar rodapés despregados, colocar saquinhos de areia nas portas e telas nas janelas;
– Afastar as camas e berços das paredes, evitar que roupas de cama e mosquiteiros se encostem ao chão. Não pendurar roupas nas paredes;
– Examinar camisas, blusas e calças antes de vestir. Inspecionar sapatos e tênis antes de usá-los;
– Acondicionar lixo domiciliar em recipientes que possam ser mantidos fechados para evitar baratas, moscas ou outros insetos de que alimentam os escorpiões;.
PERIGO – Escorpiões são encontrados em todas as regiões de Araçatuba

Ultimas Noticias