PRESERVAR - Trabalho consiste em desenvolver ações que previnam a degradação das nascentes

Aracanguá intensifica programa ‘Recuperação de Nascentes’

DA REDAÇÃO – ARACANGUÁ

As ações desenvolvidas pelo projeto ‘Recuperação de Nascentes’, criado em 2018 em Santo Antônio do Aracanguá, segue em plena execução, com o objetivo de recuperar e preservar as nascentes e cursos d’água em toda a área territorial do município.

De acordo com o Departamento Municipal de Meio Ambiente e Turismo, o trabalho consiste em desenvolver ações que previnam a degradação dos locais, por meio de cercamento, plantio e manutenção para preservar as áreas. Até o momento, foram recuperadas 5 nascentes.

A direção do Departamento explica que o município possui em seu território, 429 nascentes e, entre elas, algumas encontram-se em estado de regeneração natural, sem a necessidade de ser cercada e reflorestada, porém, outras já carecem deste tipo de ação para serem recuperadas.

Com a iniciativa, o município visa atingir os objetivos propostos pelo programa, que busca garantir a integridade, tanto das nascentes, quanto dos cursos d’água que elas abastecem, aumentando a vazão ideal desses locais, a fim de preservar a paisagem, promovendo estabilidade geológica e a biodiversidade, bem como proteger o solo, a fauna e a flora, além de assegurar bem-estar à população e aos agricultores.

 

Veja também

Construção da nova feira representa mais segurança e aumento nas vendas, relatam feirantes

DA REDAÇÃO – TRÊS LAGOAS Muito além de um novo prédio, a inauguração da Feira …

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *