A5 QUEda FOGO - Após queda, avião explodiu, dando início a um incêndio CORPO DE BOMBEIROS

Sócio de usinas da região morre com a família em acidente aéreo

Compartilhe esta notícia!

DA REDAÇÃO -ARAÇATUBA

O empresário Celso Silveira Mello Filho (73 anos), a esposa Maria Luiza Meneghel (71 anos) e seus três filhos (Camila, 48, Celso, 46 e Fernando, 46 anos), morreram em acidente aéreo ocorrido na manhã dessa terça-feira, em Piracicaba. No acidente também morreram o piloto Celso Elias Carloni, 39 anos, e o copiloto Giovani Gulo, 24 anos. Celso Silveira era sócio da Cosan (Raízen), com unidades em Araçatuba, Valparaíso, Mirandópolis e Andradina. Além de acionista, o empresário era irmão do presidente do Conselho de Administração da companhia, Rubens Ometto Silveira Mello. Em 2003, Rubens Ometto recebeu título de cidadão andradinense.

A aeronave executiva, modelo King Air 360, caiu em uma área de vegetação em Piracicaba, por volta das 9h, poucos segundos após decolar do Aeroporto Municipal Pedro Morganti. Vídeos mostram a queda do avião momentos depois da decolagem e uma explosão, seguida  de incêndio no local. De acordo com o Corpo de Bombeiros, todas as vítimas morreram carbonizadas. A família seguia para o Estado do Pará, onde tinha negócios.

De acordo com o Registro Aeronáutico Brasileiro, da Agência Nacional de Aviação Civil (Anac) o avião acidentado era um bimotor modelo B200GT, conhecido como King Air, fabricado em 2019 pela Textron Aviation (Estados Unidos). O avião tem capacidade para piloto, copiloto e mais seis passageiros. Era operado pela CSM Agropecuária, de propriedade de Celso Silveira Mello Filho. O certificado de verificação de aeronavegabilidade do avião estava dentro da validade (até 13 de setembro de 2022.

 

O EMPRESÁRIO

O empresário Celso Silveira Mello Filho, era economista, já participou da coordenação geral na implantação de projetos na Usina Costa Pinto S/A – Açúcar e Álcool, onde fez parte de aumento da capacidade de produção de Álcool, além disso, exercia cargos em empresas com atividades nos estados de São Paulo, Paraná, Tocantins e Pará: Diretor Presidente da S.M. Agropecuária LTDA; Sócio Gerente da Consultoria Certo e Assessoria Econômica S/S LTDA; Diretor Presidente da Rio Cortado Agropecuária S/A; Diretor Presidente da Vale Bonito Agropecuária S/A; Diretor Presidente da CSM Agropecuária LTDA; Diretor Presidente da Faculdade de Educação, Cultura e Tecnologia da Amazônia S/A. Celso Silveira Mello Filho também foi presidente do XV de Piracicaba.

 

FAMÍLIA

A família Ometto é pioneira na indústria da cana-de-açúcar em São Paulo. Na década de 1940, instalou a Usina da Barra, em Barra Bonita, uma das maiores do mundo na atualidade. Os negócios da família Ometto se expandiram, atuando em diferentes áreas, mas tendo como base o setor sucroalcooleiro. Formado por Raízen, Moove, Comgás e Rumo, o Grupo Cosan é um dos maiores produtores de álcool e açúcar do país. São 26 usinas e mais de 60 milhões de toneladas de cana processadas por safra.

 

REGIÃO

A família Ometto Silveira de Mello está muito presente na região, com importantes usinas, como a Destivale (Araçatuba), Univalem (Valparaíso), Mundial (Mirandópolis) e Gasa (Andradina). São milhares de empregos gerados de forma direta nas usinas, além de muitos outros nas lavouras de cana. Além disso, construiu terminais em Andradina e Araçatuba.

 

AERONAVE

O avião Beechcraft King Air B200GT que caiu em Piracicaba tem capacidade para até 8 passageiros e custa, em média, um novo, mais de R$ 35 milhões. A aeronave é considerada uma das mais seguras por especialistas, podendo operar em diferentes tipos de pista, desde terra e cascalho a pistas curtas. Por isso é muito usada no agronegócio.

 

PESAR – Celso Silveira Mello Filho tinha 73 anos
GUSTAVO ANUNCIATO

 

 

 

 

 


Compartilhe esta notícia!

Veja também

Diretoria inicia ações da ‘semana Nacional de Trânsito’

Compartilhe esta notícia!DA REDAÇÃO – TRÊS LAGOAS É celebrado este ano entre os dias 18 …

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *