BENEFÍCIO - Órgãos captados foram levados para São José do Rio Preto e Curitiba

Santa Casa de Birigui faz segunda captação de órgãos de 2021

Compartilhe esta notícia!

DA REDAÇÃO – BIRIGUI

A Santa Casa de Birigui realizou nesta quinta-feira (1º), a segunda captação múltipla de órgãos do ano. O procedimento durou aproximadamente cinco horas ao todo. O doador foi um jovem de 20 anos. Foram captados fígado, rins, córneas, pâncreas e valvas cardíacas.

A captação do fígado foi feita por uma equipe do Hospital de Base de São José do Rio Preto, o órgão foi levado, via transporte aéreo, para um paciente que estava na fila de transplante. O pâncreas também foi encaminhado para um paciente que estava na fila.

O coração será levado para Curitiba, para processamento de valvas cardíacas que podem beneficiar até duas pessoas.

Geralmente, os pacientes que recebem essas valvas costumam ser crianças, segundo o médico coordenador, Dr. João Fernando Picollo, da Organização de Procura de Órgãos, de São José do Rio Preto. As córneas coletadas irão para o Banco de Olhos do Hospital de Base.

“Existe um sistema estadual e nacional de captação de órgãos preparados para esse tipo de demanda. E, principalmente, nós contamos com a nobreza e a compreensão das famílias que entendem a importância desse momento. Fundamental ressaltar que a doação acontece simultaneamente ao transplante”, conclui Dr. João Picollo.

A gerente de enfermagem da Santa de Birigui, Bruna Teixeira, membro da CIHDOTT (Comissão Intra-Hospitalar de Doação de Órgãos e Tecidos para Transplante), ressaltou a importância do processo realizado e como é essencial a autorização da família para a doação de órgãos, uma vez que, o doador pode beneficiar até sete pessoa.

 

 

 


Compartilhe esta notícia!

Veja também

Dupla presa pelo Baep com 29 quilos de haxixe

Compartilhe esta notícia!DA REDAÇÃO – BRAÚNA No fim da tarde dessa terça-feira (19), equipe do …

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *