22.6 C
Araçatuba
quarta-feira, maio 25, 2022

Projeto concede reposição salarial de 10,6% a trabalhadores da prefeitura

DA REDAÇÃO – ANDRADINA

A Câmara de Andradina deverá votar nos próximos dias o Projeto de Lei que concede a recomposição da inflação aos servidores públicos municipais. Pela primeira vez em vários mandatos os servidores serão reajustados no valor total da inflação em seus salários, o que vai proporcionar uma reposição superior a 10%.
Nesta segunda-feira (17)o prefeito Mário Celso Lopes se reuniu com vereadores em seu gabinete para explicar seu projeto, além de por a par de outros atos do município.
“Entendemos que o reajuste repõe as perdas inflacionárias é um direito dos servidores e estamos trabalhando para a real valorização dos servidores públicos, tanto nos vencimentos como nas condições dignas de trabalho”, disse.
Além de vereadores, a reunião teve a participação de secretários municipais que estiveram à disposição para explicações sobre suas pastas.
O projeto do prefeito também mudou a data base para a revisão do salário dos servidores de 1 de maio para 1 de janeiro de cada ano.
O corpo de secretários de Governo já havia realizado uma rodada de discussão do tema como o Sindicato dos Servidores Públicos Municipais de Andradina, onde foi lembrado que os servidores estão há anos sem reajuste salarial que repusesse ao menos a reposição inflacionária.

O reajuste
O reajuste proposto concede a inflação acumulada de 2021 pelo IPCA-IBGE que foi de 10,06%, não pode deixar de ser observado que a mudança da data base do reajuste proporcionou um ganho real nos salários dos servidores no percentual de 1,44%. Na revisão proposta, o funcionalismo recebera 5% de reajuste em janeiro e 5,06% em maio.
Segundo o secretário da Fazenda Norival Nunes, nos últimos oito anos a Inflação calculada pelo IPCA-IBGE, considerando o período de 1º de maio a 30 de abril de cada ano. Como os números da Inflação serão considerados para fins de análise da política salarial adotada pela Administração Municipal nesse período, vamos desconsiderar a inflação de 2020 uma vez que a concessão de Revisão Salarial neste período estava vedada pela Lei Complementar Federal nº 173 que vedou os reajustes a servidores.

Ultimas Noticias