Home Cidades Andradina Procissão de Bom Jesus da Lapa mantém tradição de sete décadas

Procissão de Bom Jesus da Lapa mantém tradição de sete décadas

3 minutos de leitura
Compartilhe esta notícia!

DA REDAÇÃO – ANDRADINA

Nesta terça-feira (6), comemora-se o Dia de Bom Jesus da Lapa. Em Andradina, uma procissão entre a Igreja Nossa Senhora das Graças (na sede do município) e o bairro de Paranápolis, vai marcar a data. Trata-se de um, das mais tradicionais manifestações religiosas da região Noroeste. Tudo começou, de acordo com os registros, em 1943, por iniciativa do casal Antônio Alves da Silva e Erothildes Neves e Silva, que veio da Bahia atraído pelo potencial da nova cidade que se erguia às margens da Estrada de Ferro Noroeste do Brasil. Antônio e Erothildes, muito católicos, trouxeram para a nova terra a tradição que cultivavam desde a infância.
O casal tinha propriedade rural em Paranápolis e contribuiu para a construção da capela de Bom Jesis da Lapa. Com o passar do tempo, a manifestação religiosa ganhou mais fiéis e a procissão se tornou uma tradição. Anualmente, milhares de pessoas percorrem aproximadamente seis quilômetros entre Andradina e Paranápolis pela Estrada Vicinal Emitério Castilho Gimenez.
Há alguns anos, mesmo contra a vontade de expressiva parcela da comunidade, a Câmara de Andradina aprovou meio feriado. Ou seja, nesta terça-feira, o comércio, bancos, instituições públicas funcionam até o meio dia. Tudo para que os fiéis possam participar da procissão.
A concentração começa pouco depois das 13 horas em frente à Igreja Nossa Senhora das Graças. A procissão saiu pouco depois das 14 horas. Os fiéis caminham pelas ruas da Vila Passarelli até chegarem à Estrada Emitério Castilho Gimenez. A missa campal, em frente à igreja, está prevista para as 17 horas.

 


Compartilhe esta notícia!