20.9 C
Araçatuba
sábado, julho 2, 2022

Operações do Cirurgia Agora começam nesta semana

DA REDAÇÃO – ANDRADINA

O primeiro lote de operações promovidas pelo “Cirurgia Agora”, programa que nasceu para por fim as filas de espera por cirurgias eletivas em Andradina, vai acontecer a partir desta semana. Os pacientes estão sendo convocados para realizar a atualização de exames e avaliação médica antes da cirurgia.

O prefeito de Andradina, Mário Celso Lopes, fez questão de ir conhecer as primeiras pessoas que estão na fase de realização de exames pré-operatórios. São histórias de esperas maiores de que uma década mas enormes filas dos sistemas de saúde. 

“Vamos utilizar recursos do município para terminar essa angústia de esperar pela intervenção de saúde que pode eliminar um problema por meio de uma simples cirurgia”, explicou o prefeito.

São histórias como as dos irmãos “T”. e “L” de 14 e 9 anos que esperam há muitos anos a cirurgia para a retirada das amígdalas. No caso do mais velho, uma espera que já dura 10 anos.

 

“O Cirurgia Agora vai diminuir o tempo de espera para realização dos procedimentos e, assim, evitar complicações que podem ser provocadas pela evolução das doenças. Devemos atender mais de 2 mil pessoas’, disse.

O programa tem início imediato e vai realizar 10 aquisições de aparelhos auditivos e realizar 40 cirurgias mensalmente. 

As cirurgias nesta primeira fase serão de vesícula, amídala, hérnias e histerectomia, que é a remoção cirúrgica do útero, que também pode incluir a retirada das trompas do ovário. O procedimento pode ser usado como medida preventiva ou como recurso para amenizar os avanços no câncer de colo de útero.

 

Ultimas Noticias