COBERTA - Produção de hortaliças fica coberta por gelo em Nova Luzitânia

Moradores da região de Araçatuba registram geada durante a madrugada

Compartilhe esta notícia!

 

DIEGO FERNANDES – ARAÇATUBA

Municípios da região de Araçatuba registraram ocorrências de geada na madrugada desta terça-feira (20) devido à queda nas temperaturas. Em Clementina e Nova Luzitânia, moradores e produtores rurais registraram imagens da geada em suas propriedades e plantações.

No município de Clementina, um morador registrou imagem de uma cerca de arame farpado que fica em uma propriedade rural. Na foto, feita com um aparelho celular, é possível notar uma fina camada de gelo sobre o arame e sobre o pasto ao fundo.

Propriedades rurais são as que sofrem mais com o frio, por não terem nenhuma proteção antinatural contra o vento e os efeitos do tempo. Em Nova Luzitânia, uma propriedade perdeu plantações de hortaliças, que estragaram por causa do gelo.

De acordo com o caseiro de uma propriedade, ao perceber a queda na temperatura, que chegou a zero grau durante a madrugada, ele se levantou para jogar água na plantação, que contava, dentre outras coisas, com folhas de alface.

Mesmo com a ação, o gelo se espalhou sobre a plantação, estragando boa parte da produção, que não poderá ser reaproveitada. 

Desde a última segunda-feira (20), com a queda nas temperaturas, houve registro de perda de produções de alface em Birigui, de tomate em Coroados e de milho em Guararapes. Em Coroados, cerca de 500 pés de tomate foram “queimados” pela geada, enquanto em Guararapes 50% de uma plantação de milho foi perdida. Já em Birigui, a perda registrada em uma horta foi de 10% da produção de verduras como alface, rúcula e almeirão. 

Na região da Jacutinga, Prata e Água Limpa, em Araçatuba, produtores também relataram ocorrência de geadas em alguns pontos.

Um produtor de verdura do Bairro Abelha, em Andradina, também filmou o efeito do gelo sobre as verduras. Folhas de alface quebravam com retirada do gelo.

No Assentamento Cafeeira, em Castilho, a situação não foi diferente. Pela segunda vez este ano a plantação ficou coberta de gelo. Os produtores ainda não contabilizaram os prejuízos com a geada.

A temperatura mais baixa registrada na última madrugada na região foi em Valparaíso, que chegou a mínima de 0,7º C, segundo a estação meteorológica do Inmet (Instituto Nacional de Meteorologia).

Previsão

De acordo com o site Climatempo, para o município de Araçatuba, a previsão para esta quarta-feira (21) é de mínima de 8º C e máxima de 27º C. As mínimas devem subir gradativamente, atingindo os 12º C até o final de semana, bem como as máximas, que devem voltar aos 30º C no sábado. Não há previsão de chuvas.

 

GELO – Arame ficou com camada de gelo e ao fundo, a pastagem com geada
REPRODUÇÃO

 


Compartilhe esta notícia!

Veja também

Devido ao frio, secretaria vai vacinar pessoas com 29 anos ou mais no Ginásio “Cacilda Acre Rocha”

Compartilhe esta notícia!DA REDAÇÃO – TRÊS LAGOAS Três Lagoas recebeu do Ministério da Saúde, por …

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *