18.2 C
Araçatuba
segunda-feira, maio 16, 2022

Ministro da Educação diz que Andradina está entrando no mapa nacional

DA REDAÇÃO – ANDRADINA

O ministro da Educação, Milton Ribeiro, fez um pronunciamento em evento sobre educação nesta segunda-feira (14) afirmando que “Andradina está entrando no Mapa do Brasil”. O ministro se referiu a gestão do prefeito Mário Celso Lopes, que em um ano chamou a atenção dos governos pela maneira de governar e planejar um futuro melhor não só para a cidade como para toda a região.

O 1º Encontro de Prefeitos e Gestores Municipais da Educação da Região Península dos Grandes Lagos, foi marcado pela presença de dois Ministros de Estado da república, com apresença marcante do Ministro da Ciência, Tecnologia e Inovações Marcos Pontes, que se propôs a participar do evento por afirmar que educação e Ciência sempre caminham juntos. “Estamos mudando o Brasil através destas importantes áreas”, disse Pontes. 

 No evento voltado a prefeitos e gestores em educação hou8ve a participação de representantes das regiões de Araçatuba, Dracena, Adamantina, Presidente Prudente, Jales, Votuporanga e municípios vizinhos do estado de Mato Grosso do Sul, incluindo o Secretário de Desenvolvimento daquele Estado, Educardo Rocha, que é uma presença constante em Andradina e defensor do diálogo entre a Costa Leste do Mato Grosso do Sul e o Extremo Oeste de São Paulo, região onde ele acredita nascerá a maior onda de desenvolvimento para o Brasil do futuro.

O presidente do Fundo de Desenvolvimento da Educação (FNDE), Marcelo Ponte, apresentou aos municípios os programas existentes junto ao FNDE para desenvolvimento da educação, principalmente Educação Básica. Um gabinete itinerante do MEC/FNDE coletou pedidos e esclareceu dúvidas dos gestores de Educação.

O evento também contou com a participação dos deputados federais General Peternelli e Coronel Tadeu.

Em sua fala, Milton Ribeiro fez questão de enumerar as ações do Governo Federal na área da educação, em especial o reajuste no piso salarial de professores da educação básica. O ministro afirmou que trata-se do maior reajuste da história. Ele também mencionou a medida provisória do governo que permitirá aos estudantes inadimplentes renegociarem as dívidas do Fies, o Fundo de Financiamento Estudantil. 

“Todos os municípios foram convidados tiveram a oportunidade de conhecer projetos do MEC/FNDE que vão transformar as escolas da região em escolas do futuro. Isso eu sempre disse, mesmo antes de ser prefeito, a Educação em Andradina é a nossa menina dos olhos e assim estará sempre na prioridade número um do nosso governo. Através do FNDE podemos ter os recursos necessários para a estrutura de construção de escolas, reforma de escolas existentes e dar melhores condições de ensino para nossos alunos. Eu só tenho a agradecer a oportunidade de ter em minha cidade tão ilustres presenças e ver o resultado deste encontro em toda a região”, disse o prefeito Mário Celso Lopes.

Ultimas Noticias