6.4 C
Araçatuba
quinta-feira, maio 19, 2022

Mário Celso lança “Cirurgia Agora” para acabar com filas de espera

DA REDAÇÃO – ANDRADINA

O prefeito de Andradina, Mário Celso Lopes, lançou na amanhã dessa terça-feira (10) o programa “Cirurgia Agora”, criado pelo município para agilizar a realização de cirurgias em pacientes que estão em longa filha de espera para diferentes tipos de procedimentos. 

“Vamos utilizar recursos dos do município para terminar por essa angustia de esperar pela intervenção que pode eliminar um problema de saúde por meio de uma simples cirurgia”, explicou o prefeito.

O anuncio contou com a participação do secretário de Saúde João Leme e da subsecretária Maristela Marin e também do secretário de Governo, Ernesto Júnior e dos assessores, Edgar Dourado, André Luiz de Lima Augusto e Janaina Toledo.

De acordo com o secretário de governo, Cirurgia Agora deve diminuir o tempo de espera para realização dos procedimentos e, assim, evitar complicações que podem ser provocadas pela evolução das doenças.

O programa tem início imediato e vai realizar 10 aquisições de aparelhos auditivos e realizar 40 cirurgias mensalmente. As cirurgias nesta primeira fase serão de vesícula, amídala, hérnias e histerectomia, que é a remoção cirúrgica do útero, que também pode incluir a retirada das trompas do ovário. O procedimento pode ser usado como medida preventiva ou como recurso para amenizar os avanços no câncer de colo de útero.

“Mais de mil pessoas estão nas filas dos centros de referência esperando por esses procedimentos que agora serão realizados pelo município”, disse João Leme.     

Segundo Maristela Marin como a maioria dessas cirurgias podem ser adiadas sem nenhum prejuízo à saúde do paciente, as filas nos centros de referência são intermináveis. “Os pacientes serão convocados para atualização de exames e procedimentos pré-operatórios e este trabalho já começa esta semana”, afirmou Maristela.

 

Ultimas Noticias