14.6 C
Araçatuba
quinta-feira, maio 19, 2022

Ligações cruzadas podem ser prejudiciais para a população e o meio ambiente

DA REDAÇÃO – CASTILHO

O período chuvoso minimiza o risco de falta d’água para consumo, no entanto traz problemas causados por ligações irregulares de água da chuva no sistema de esgotamento sanitário. O alerta é das Águas Andradina e a Águas Castilho, empresas do Grupo Iguá e da Sabesp, que buscam conscientizar a população sobre os transtornos, bem como os riscos à saúde e ao meio ambiente.

É importante entender que as ligações cruzadas são locais onde existem um único encanamento para o esgoto e a água de chuva, o correto é ter tubulações independentes. A estrutura para resíduos de esgoto é projetada para uma certa quantidade de água (da descarga e dos ralos das pias). A manutenção desse sistema é feita pela Águas Andradina e Águas Castilho. Já as de chuva devem ser conectadas diretamente nas galerias pluviais que são mais largas e dimensionadas para receber um volume alto de água em um curto espaço de tempo. Essas instalações são mantidas pelas Prefeituras.

“Quando a ligação é cruzada pode gerar sobrecarga na rede de esgoto causando possíveis obstruções ou rompimentos nas tubulações. A colaboração das comunidades é fundamental para minimizar essas situações, que causam mau cheiro, sujeira, desvios no trânsito e, até mesmo, evitar acidentes causados por deslocamentos dos tampões nas vias públicas”, explica o gerente operacional das concessionárias, Matheus Felipe Silva.

 

dicas importantes para solucionar este problema

1- Procurar um profissional da área para reformar o imóvel e separar as redes de água de chuva e de esgoto.

 

2 – Em caso de novas construções ou aluguel, verificar se as instalações estão adequadas com redes individuais.

 

3 – Em imóveis antigos, quando não for possível investir em reforma, uma opção é instalar na região externa do imóvel uma caixa de acesso de esgoto para facilitar a limpeza e a desobstrução feita pelas concessionárias.

Qualquer dúvida, os moradores podem entrar em contato pelos canais de atendimento:

Águas Andradina: 0800 775 0195 ou 0800 775 0146 (24 horas), loja de atendimento: rua Doutor Orensy 

Águas Castilho: 0800 770 3195 ou 0800 775 0147 (24 horas), WhatsApp: (18) 99609 5213, loja de atendimento: Avenida Presidente Getúlio Vargas, 20, de segunda a sexta-feira, das 8h30 às 17h.

 

Ultimas Noticias