Dia da Consciência Negra é comemorado em Andradina

Compartilhe esta notícia!

DA REDAÇÃO – ANDRADINA
No dia 20 de novembro, quarta-feira, será comemorado em Andradina o feriado da Consciência Negra de acordo com Lei Municipal n° 3.053/2014 que instituiu a data desde o ano de 2014.
O secretário de Promoção a Cidadania e Direitos Humanos, Fabrício Carvalho, explica que a data é um momento de reflexão sobre a inserção do negro na sociedade e que a pasta preparou uma semana de atividades especiais para marcar o dia.
Do dia 18 a 23 de novembro das 08h às 20h será realizada uma Exposição na Pinacoteca da Secretaria de Cultura intitulada “Andra Afro”. Entre as atrações estão trabalhos dos alunos da escola Alice Marques e da rede municipal de ensino, livros de contos e esculturas africanas, além de exposição de fotos: negros que marcaram história no Brasil e imagens de personalidades de Andradina.

Conforme destaca a presidente do Conselho Municipal Negro, Roberta Aparecida de Oliveira, ainda haverá no dia 19 de novembro (terça-feira) apresentações especiais no Centro Cultural Pioneiros de Andradina.

“Serão apresentações de danças, especialmente as africanas, poemas, capoeira, pintura corporal e trança, coral e muito mais”, convida Roberta a prestigiar o evento que começa às 19h.

A coordenadora de Igualdade Racial, Lucineia Pereira, ressalta que a data do feriado da Consciência Negra foi escolhida por coincidir com o dia atribuído à morte de Zumbi dos Palmares, em 1695, apesar da abolição da escravatura, de forma oficial, só acontecer em 1888, os negros já resistiam e lutavam contra a opressão e as injustiças advindas da escravidão.

“É de suma importância à valorização da cultura e do povo africano que tanto colaborou na formação da identidade nacional”, completa Lucineia.

 


Compartilhe esta notícia!

Veja também

Ruas de bairros da zona oeste de Lins recebem serviço de tapa buraco

Compartilhe esta notícia!DIEGO FERNANDES – LINS Três ruas de três bairros próximos foram contempladas com …

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *