14.3 C
Araçatuba
quinta-feira, maio 26, 2022

Corpo do bispo emérito Dom José Carlos é sepultado na cripta da Catedral, em Araçatuba

DIEGO FERNANDES – ARAÇATUBA

Foi sepultado no final da tarde desta segunda-feira (28), na recém-construída cripta da Catedral Nossa Senhora Aparecida, em Araçatuba, o corpo do bispo emérito Dom José Carlos Castanho de Almeida, que faleceu no domingo, aos 91 anos, em Sorocaba, onde vivia sob cuidados médicos em uma clínica.

Seu corpo foi velado na Catedral Metropolitana Nossa Senhora da Ponte, em Sorocaba, no domingo, onde foi celebrada uma missa de corpo presente pelo Arcebispo Dom Júlio Endi Akamine. 

Logo depois, o corpo do bispo emérito foi transladado para Araçatuba, onde também foi velado na Catedral Nossa Senhora Aparecida ao longo de toda a segunda-feira, com a presença de padres, amigos e fiéis católicos de toda a região.

Antes do sepultamento, foi celebrada uma Missa de Exéquias, presidida pelo Bispo Diocesano Dom Sérgio Krzywy. 

Vários fieis lamentaram a perda do bispo emérito em postagens nas redes sociais.

Trajetória 

Nascido em junho de 1930, na cidade de Guareí (SP), o bispo emérito Dom José Carlos de Almeida foi o primeiro bispo da Diocese de Araçatuba entre os anos de 1994 e 2003 e renunciou ao cargo e se aposentou. Desde então mudou-se para Sorocaba, onde tinha familiares. 

Ele também foi bispo auxiliar em Santos entre os anos de 1982 e 1987, logo depois passando a ser bispo da Diocese de Itumbiara (GO), de onde veio para Araçatuba. 

Uma das últimas vezes em que esteve em Araçatuba foi em 2013, quando participou da Santa Missa do Jubileu de Diamante da Catedral Nossa Senhora Aparecida, em comemoração dos 60 anos da Catedral de Araçatuba. 

O bispo emérito também era cidadão araçatubense, título entregue pela Câmara Municipal de Araçatuba no ano 2000, enquanto presidia a Diocese. 

 

Ultimas Noticias