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segunda-feira, maio 23, 2022

Concessionárias esclarecem as 5 principais perguntas relacionadas à tarifa de água e esgoto

DA REDAÇÃO – ANDRADINA/CASTILHO

Por que eu preciso pagar pelos serviços de água e esgoto? Como é composta a tarifa? Todo mundo paga o mesmo valor? Esses são alguns questionamentos recorrentes.

Pensando nisso, para esclarecer as dúvidas dos moradores, a Águas Andradina e a Águas Castilho, empresas do Grupo Iguá e Sabesp, respondem alguns pontos importantes nesta reportagem. “Manter um canal aberto de diálogo com os clientes faz parte do nosso negócio. Estamos sempre à disposição para atender a todos os moradores do município”, explica o diretor geral das concessionárias, Luís Guilherme Bizelli.

 

1 – O que é a tarifa de água e esgoto?

É importante explicar que a água é indispensável e que as concessionárias não vendem água e sim os serviços de captação, distribuição e tratamento.  Tudo que consumimos tem um valor, não é mesmo? Com a água é assim também.  Existem regras e um decreto (7.217/10) que estabelece a prática de arrecadação de tarifas, definidas por categorias de usuários e faixas de consumo. É assim que qualquer cidade.

 

2 – Como esse custo é aplicado em Andradina e Castilho?

Para compor os valores das tarifas são levados em conta itens como energia elétrica, custos de insumos necessários para o funcionamento dos sistemas de água e esgoto, equipamentos de segurança individuais; compra e manutenção de peças, salários da mão de obra, combustível, investimentos na ampliação das redes e aplicação de tecnologia.

Confira o que as empresas já fizeram em Andradina e Castilho nos links http://www.igua.com.br/andradina/noticias e http://www.igua.com.br/castilho/noticias.  A composição do preço da tarifa está dentro dos contratos de concessão e é destinada para os investimentos realizados pelas concessionárias nas cidades.

 

3 – Todo mundo paga o mesmo valor?

Não, cada pessoa tem um custo de acordo com o seu hábito. Quanto mais água é consumida, maior será a conta no final do mês. Além dessa quantidade, também existe a classificação das faixas de clientes dividida em: comercial, industrial, pública, residencial e residencial social. Em todos os casos, existem tabelas com o detalhamento dos valores estabelecidos que podem ser checados nos links https://igua.com.br/andradina/informacoes-para-voce ou https://igua.com.br/castilho/informacoes-para-voce.

 

4 – Muita gente acha que os recursos hídricos estão disponíveis no meio ambiente de graça para serem usados pelas pessoas no dia a dia. Isso é real?

Não é verdade. A água é retirada por meio de poços localizados em pontos estratégicos. Para garantir os altos padrões de qualidade, são realizadas cerca de 3 mil análises físico-químicas e bacteriológicas em Andradina e 1,5 mil em Castilho, todos os meses, medindo aspectos como presença de cloro, flúor, pH, turbidez e cor e análises coliformes. Os resultados atendem às exigências do Ministério da Saúde e podem ser conferidos pela população nos sites http://www.igua.com.br/andradina/qualidade e http://www.igua.com.br/castilho/qualidade

Você também pode acompanhar esses índices de qualidade mensalmente por meio de sua fatura.

 

 5 – De que forma a conta é calculada?

Todos os meses, os leituristas realizam as medições por meio dos hidrômetros. A fatura entregue para cada morador é referente ao que se gastou em um mês. Nesta conta são detalhadas todas as informações sobre o consumo, assim como os serviços de internet, luz, telefonia.

 

Qualquer dúvida, os canais de atendimento são:

Águas Andradina: 0800 775 0195 ou 0800 775 0146 (24 horas), loja de atendimento: rua Doutor Orensy Rodrigues da Silva, 1062, de segunda a sexta-feira das 8h30 às 17h ou WhatsApp: (18) 99637 4603.

 

Águas Castilho: 0800 770 3195 ou 0800 775 0147 (24 horas), WhatsApp: (18) 99609 5213, loja de atendimento: Avenida Presidente Getúlio Vargas, 20, de segunda a sexta-feira, das 8h30 às 17h.

 

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