NECESSÁRIO - Água de qualidade e esgoto tratado são fundamentais para a saúde DIVULGAÇÃO

Concessionárias destacam que saneamento também é saúde

Compartilhe esta notícia!

DA REDAÇÃO – ANDRADINA/CASTILHO

Com a pandemia, a necessidade do cuidado constante de higienização ressaltou mais um papel essencial da água: o enfrentamento de doenças. Por isso, neste Dia Mundial da Saúde, a Iguá Saneamento, uma das controladoras das concessionárias Aguas Andradina e Águas Castilho, explica como a água e o esgoto tratados reforçam o combate às enfermidades.

Ao fornecer água de qualidade e dar o destino correto ao esgoto, o serviço de saneamento básico afasta riscos de desenvolvimentos das doenças de veiculação hídrica, como diarreia e gastroenterite, que ainda afetam grande parte da população mundial.

Devido aos investimentos das concessionárias, os moradores de Andradina e Castilho contam com água e esgoto tratados. Segundo o diretor geral das concessionárias, Antonio Hercules Neto, os esforços de toda a equipe são amplamente direcionados para o bem-estar e saúde dos moradores da cidade.

Estima-se que, anualmente, cerca de 800 mil pessoas morrem de diarreia no mundo, segundo relatório apresentado em março de 2021 pelo esforço interagencial ONU-Água. A doença também é a segunda causa de morte entre as crianças menores de cinco anos no mundo, segundo levantamento feito em 2017 pela Organização Mundial da Saúde. No Brasil, as doenças de veiculação hídrica foram responsáveis por 230 mil internações no Sistema Único de Saúde em 2018, de acordo com o DATASUS.

 

 

Compromisso com a saúde

No Brasil, 83,7% da população tem acesso à rede de água e 54,1% conta com coleta de esgoto, aponta o Sistema Nacional de Informações sobre Saneamento (SNIS 2019). A Iguá tem o compromisso diário de combater essa realidade e vem trabalhando para ampliar o acesso da população ao saneamento no país até 2030.

“Em março, revisitamos nosso plano estratégico de sustentabilidade, traçando metas mais ambiciosas para garantir que vamos atingir nosso objetivo, que, na essência, é levar qualidade de vida para os brasileiros por meio de um serviço de saneamento consistente e bem planejado. Falando especificamente da saúde de nossos consumidores, acompanhamos de perto os índices de qualidade da água e esgoto que coletamos e tratamos”, explica Hércules.

 

 

Combate ao Covid-19

Além disso, o cenário agravado pela pandemia também exige atitudes imediatas. Por isso, desde o início de 2020, as concessionárias vêm realizando ações para apoiar o combate ao Covid-19, como a distribuição de sabonetes para população em situação de vulnerabilidade social e doou hipoclorito de sódio e de cálcio para produção de desinfetante e higienização de espaços públicos das cidades.

 


Compartilhe esta notícia!

Veja também

Dia nacional do rádio: veículo segue em franca ascensão no Brasil e no mundo

Compartilhe esta notícia!Diego Fernandes – ARAÇATUBA Depois do dia do radialista, lembrado no último dia …

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *