25.6 C
Araçatuba
domingo, julho 3, 2022

Concessionárias alertam sobre a importância do uso consciente de água no verão

DA REDAÇÃO – ANDRADINA

Com a chegada do Verão e as férias escolares, é comum usar mais água no dia-a-dia na cozinha ou durante o banho, o que pode ocasionar muitas vezes desperdício.
De acordo com a Águas Andradina e a Águas Castilho, concessionárias do Grupo Iguá e da Sabesp, por meio da conscientização e da mudança de atitudes, é possível reduzir o consumo em excesso, contribuindo para a economia da conta de água no final do mês e, principalmente, com a preservação dos recursos hídricos.
Segundo o diretor geral das concessionárias, Luis Guilherme Bizelli, é preciso que a população use a água de forma consciente o ano todo. “Devemos mudar hábitos simples e transformadores, em especial nas férias de verão. O consumo de forma responsável é a base para um futuro sustentável”, explica.

VEJA 12 DICAS PRÁTICAS
-Mantenha a torneira fechada enquanto escova os dentes ou faz a barba, com isso você economiza de 12 a 80 litros de água;
-Procure tomar banhos de até cinco minutos;
-Não use a descarga sem necessidade, nem utilize o vaso sanitário como lixeira. São consumidos de seis a dez litros quando a descarga é acionada por seis segundos.
-Limpe bem os restos de comida dos pratos e das panelas antes de lavá-los;
– Para lavar, encha a pia com água e detergente até a metade e coloque a louça. Deixe de molho por alguns minutos e ensaboe. Repita o processo e enxágue;
-Só ligue a máquina de lavar louça quando for usar toda a capacidade dela.
-Feche a torneira enquanto ensaboa e esfrega a roupa no tanque;
– Utilize a máquina de lavar roupas somente quando acumular quantidade suficiente para a capacidade total dela. Uma lavadora de cinco quilos consome 135 litros de água cada vez que ela é usada.
– Não lave o carro com mangueira. Use um balde e um pano;
– Use Vassoura para limpar a calçada, pois 15 minutos da mangueira ligada pode desperdiçar até 280 litros de água,
– Regue as plantas pela manhã ou à noite, para evitar o desperdício causado pela evaporação.
– Fique atento quanto às torneiras gotejando, pois em um dia pode ser desperdiçado 46 litros de água = 1.380 litros por mês.

SOBRE AS CHUVAS DE VERÃO
Além do uso consciente, as concessionárias reforçam outro ponto que exige atenção em dias chuvosos: as redes cruzadas! É importante entender que o esgoto e a água de chuva não devem ser misturados por serem resíduos totalmente diferentes. A tubulação para os resíduos que chegam dos ralos das pias e dos vasos sanitários é projetada para receber um limite de água. Já as redes pluviais são dimensionadas para uma grande quantidade de fluxo em um curto espaço de tempo.
Qualquer dúvida, os moradores podem entrar em contato pelos canais de atendimento:

Águas Andradina
Telefones: 0800 775 0195 ou 0800 775 0146 (24 horas)
Loja de atendimento: rua Doutor Orensy Rodrigues da Silva, 1062, de segunda a sexta-feira das 8h30 às 17h.
WhatsApp: (18) 99637 4603

Águas Castilho
Telefone: 0800 770 3195 (24 h)
Loja de atendimento: Avenida Presidente Getúlio Vargas, 20, de segunda a sexta-feira, das 8h30 às 17h.
WhatsApp: (18) 99609 5213.

Ultimas Noticias