24.1 C
Araçatuba
quarta-feira, agosto 17, 2022

Com aula inaugural, instalada a Faculdade de Direito de Andradina

DA REDAÇÃO – Andradina

Andradina viveu um momento histórico na noite de segunda-feira. Após quase cinco décadas, o criminalista Ademar Gomes, que deixou a cidade natal para alçar novos voos e cursar direito, foi o escolhido para ministrar a aula inaugural da Faculdade de Direito. Momentos de muita emoção. O reitor da Universidade Brasil, doutor Fernando Costa, que ao assumir as Faculdades Integradas Rui Barbosa prometeu transformar Andradina em referência regional de ensino, deu o primeiro passo com a instalação da primeira faculdade após assumir as Firb, exatamente um ano depois. A aula inaugural foi ministrada no Centro Cultural Pioneiros de Andradina e contou com a presença do diretor executivo do Procon/SP, doutor Fernando Capes, da prefeita Tamiko Inoue e do presidente do SRC, Nivaldo Franco Bueno, entre outros convidados.
“Saúdo cada aluno que faz parte da primeira turma do primeiro curso de Direito de Andradina, agradecemos a toda equipe da Universidade Brasil pelo empenho, a prefeita Tamiko e todos os amigos e parceiros que acreditaram e colaboraram para que este sonho se realizasse. E com certeza ainda traremos muitos outros cursos para a cidade”, afirmou o reitor Fernando Costa. “Este projeto foi muito desejado pela Universidade Brasil desde o começo e ficamos felizes em fazer parte da história da cidade. A Universidade tem hoje 42 faculdades de direito no Brasil em funcionamento, nos mais diversos estados do país. A ideia é continuar a crescer. Entendemos a importância deste município em especial e por isso acreditamos que seria possível. Sabemos que o curso trará muitas melhorias para a região”, falou Fernando Costa, reafirmando a disposição de transformar Andradina em referência regional de ensino.
O jurista Fernando Capez, que é professor, foi deputado estadual e hoje é procurador de Justiça do Ministério Público de São Paulo e tem mais de 20 obras publicadas principalmente do direito penal. Ele proferiu palestra sobre a Teoria Constitucional do Direito Penal.
O presidente vitalício do conselho da (Associação dos Advogados Criminalistas do Estado de São Paulo), doutor Ademar Gomes, abordou o tema Ser Advogado. Na ocasião, doutor Ademar doou 100 códigos para os novos alunos. “Quando recebi o convite, eu chorei. Suspendi minha agenda, não poderia deixar de vir para a minha cidade neste momento. Aos 16 anos sai de Andradina, não se tinha estudo aqui mais do que o colegial. Fui para a Selva de Pedra, São Paulo, e hoje retorno para a aula inaugural do curso de Direito, me enaltece e me faz sentir um gigante mesmo. Todos nós temos objetivos, mas três coisas na vida não podemos abrir mão: a saúde, a liberdade e a motivação/determinação de se alcançar os seus objetivos. Eu posso dizer hoje, eu alcancei meus objetivos”, frisou Dr Ademar acrescentando que fará questão de comparecer a formatura desta turma.
É com muita honra que cumprimento todas as autoridades e alunos presentes neste momento histórico para nossa população, em que nossa cidade recebe uma das maiores faculdades de Direito do interior paulista, nos sentimos gratos, pois sabemos da oportunidade que gera, em logística, economia e principalmente na transformação que um polo universitário detém. Parabéns a todos”, disse Tamiko.
Aprovado pelo Ministério da Educação/Secretaria de Regulação e Supervisão da Educação Superior pela Portaria Nº 155 em março deste ano, o primeiro curso de Direito de Andradina já abriu com 90 vagas e teve um vestibular concorrido, reafirmando o potencial do município como polo educacional.

Aula Inaugural da Faculdade de Direito (10).jpg

Ultimas Noticias