CANCELADO - Evento da Folia de Reis, que seria na Praça Rui Barbosa, em Araçatuba, na noite de ontem (6), foi cancelado

Cidades da região cancelam e adiam eventos por causa da covid e da gripe

Diego Fernandes – Araçatuba / Andradina / Penápolis

Municípios da região tiveram que adiar ou até mesmo cancelar eventos que estavam marcados devido ao aumento de casos da covid-19. O crescimento de testes positivos têm sido observado em todas as cidades da região, do estado e do Brasil.
Em Araçatuba, por exemplo, uma festa da Folia de Reis, que aconteceria na noite desta quinta-feira (6) na praça Rui Barbosa teve que ser cancelada após recomendação da saúde por conta do aumento de casos de covid-19 e de gripe na cidade.
No evento, a Companhia de Reis Estrela Dalva faria o recolhimento do Menino Jesus no presépio montado na praça para as comemorações do Natal. A festa tradicional originária da Igreja Católica serviria para rememorar a história bíblica da visita dos três Reis Magos a Jesus, em Belém, no atual estado da Palestina.
Antes, mesmo ainda com os casos em baixa, Araçatuba já havia cancelado todos os eventos públicos relacionados ao Carnaval, que neste ano será no dia 1 de março.
O desfile de blocos de rua, como o bloco do Gordinho, por exemplo, bem como festas e o desfile das escolas de samba da cidade, foram cancelados por conta dos riscos da pandemia. Uma exposição sobre a festa e um concurso de marchinhas vai substituir as festividades na cidade.
Já em Andradina, o tradicional campeonato Futsal de Férias foi adiado. Não há previsão para uma nova data.
A decisão foi tomada em reunião da secretaria de esportes, cultura, lazer e recreação com a equipe técnica da secretaria de saúde e o titular da pasta, Dr. João Leme. O motivo é o surto de gripe na cidade e o aumento nos casos da covid-19.
Andradina também registrou uma alta nos casos de síndromes gripais, inclusive aumentando o atendimento e reativando o CAC, o Centro de Atendimento de Covid-19.
Os organizadores chegaram a um consenso de que, por causa da atual situação, não seria a melhor hora para a realização da competição esportiva, que costuma levar grandes públicos ao ginásio municipal de esportes. A ideia é proteger a saúde dos atletas e da população.
“O Futsal de Férias, tradicionalmente ocorre em janeiro, tem jogos diários e podendo perdurar por até três meses. O momento não é favorável a um evento dessa magnitude e com essa forte presença popular, que pode contribuir para o aumento da contaminação pela gripe Influenza e Covid-19, então o melhor para a saúde do município é o adiamento”, disse André Lopes, titular da pasta de esportes em Andradina.
Penápolis também teve que adiar eventos por causa da covid-19 e já discute medidas de prevenção ao contágio da doença no comércio.
O torneio de futsal Cobras e Cobrinhas, também tradicional na cidade, foi adiado. Já a entrega dos prêmios da campanha Natal dos Sonhos, que foi realizada pelo comércio da cidade, foi cancelada. Os prêmios serão entregues de forma individualizada.
O prefeito Caique Rossi (PSD) afirmou que serão feitas reuniões periódicas para avaliação da situação, e não descarta novas medidas restritivas.
“Estamos em contato direto com o Sincomercio e a ACE (Associação Comercial e Empresarial de Penápolis) para discutir e reavaliar as ações preventivas para proteger a população penapolense. O envolvimento de toda a sociedade é fundamental para mantermos uma situação segura na cidade”, disse o prefeito.

Ano Novo
Ainda no final do ano passado, as cidades da região cancelaram suas festas oficiais de Ano Novo por causa da pandemia. Não houve eventos organizados pelos próprios municípios, sendo permitidas apenas as reuniões familiares e os eventos terceirizados.

Veja também

Araçatuba bate novo recorde de infecções em 24 horas pela Covid-19

Araçatuba bateu novo recorde de casos positivos de Covid-19 em apenas 24 horas. Foram constatadas …

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *