ISOLAR - Colocação dos tachões é a última fase para liberação da ciclofaixa

Ciclofaixa entra em fase final de implantação. Usuários da Guanabara devem prestar atenção

DA REDAÇÃO – ANDRADINA

A ciclofaixa na Avenida Guanabara de Andradina está prestes a ser concluída, com a implantação de tachões para aumentar a segurança na utilização do dispositivo de trânsito. A ciclofaixa vai proporcionar uma grande revolução em sua principal via de acesso à cidade.
O projeto, fruto do planejamento do prefeito Mário Celso Lopes vai proporcionar um caminho seguro para ciclistas fazendo o trajeto do trevo de acesso, indo até a avenida Barão do Rio Branco e retornando.
As ciclovias e ciclofaixas, além de proporcionar uma melhor mobilidade para os cidadãos, também faz bem para a saúde dos ciclistas, que cada vez mais aderem à cultura das duas rodas como esporte, hobby ou meio de locomoção para as práticas da vida.
Para sanar dúvidas sobre a funcionalidade do trânsito em relação a ciclofaixa e dos ciclistas em relação a preferência dos condutores, o município está lançando uma campanha educativa para o melhor uso do novo equipamento de trânsito. O objetivo é promover o entendimento, principalmente sobre as principais penalidades que podem ser aplicadas.

O que é ciclofaixa?
A ciclofaixa consiste uma faixa pintada no chão, no caso de Andradina, com a instalações de “tachões” para fazer a separação entre a ciclofaixa das faixas de circulação de veículos na estrutura viária existente.

Multas ao desrespeitar as ciclofaixas.
O condutor de carros de passeio, ônibus, caminhões e motos pode receber multas em três situações: ao estacionar, parar ou transitar em ciclofaixas ou ciclovias. Transitar na ciclofaixa é uma infreação gravíssima, com penalidade administrativa, e acarretará em 7 pontos na CNH do condutor, além de ser aplicada uma multa de R $880,41. Já estacionar é uma infração grave, podendo o veículo ser removido, com uma multa de R$195,23,além de somar cinco pontos à Carteira Nacional de Habilitação (CNH) do motorista. Parar o veículo é multa grave, com cinco pontos na CNH e multa de R$ 195,23.

Leis para os Ciclistas
Não pense que as leis são exclusivamente para os condutores, pois muitas se referem aos ciclistas também. Tanto para a própria segurança, como para a segurança do próximo. De acordo com o Código de Trânsito, os ciclistas estão proibidos de pedalar em vias expressas ou rodovias, exceto onde houver acostamento ou faixas de rolamento próprias.
Segundo o artigo 244 do CTB, é proibido conduzir a bicicleta quando:
– Fazendo malabarismo ou equilibrando-se apenas em uma roda;
– Sem segurar o guidom com ambas as mãos, salvo eventualmente para indicação de manobras;
– Transportando carga incompatível com suas especificações.

Sinalização Noturna
Essas sinalizações também devem ser utilizadas durante o dia, pois quanto mais “visíveis” os ciclistas, menores são as possibilidades de ocorrer acidentes.
No entanto, à noite a visão dos condutores já é muito prejudicada e é preciso que o ciclista sinalize o máximo possível que está compartilhando a via.
Roupas claras e chamativas fazem com que os ciclistas se destaquem na visão dos motoristas, ainda mais se colocado um colete reflexivo, o qual é muito importante.

Veja também

Do atendimento às vacinas, Andradina está com toda a estrutura para o combate a Covid

DA REDAÇÃO – ANDRADINA Em Andradina, os pais já podem incluir as crianças de 5 …

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *