Atleta de Dracena disputará as provas do salto triplo nos Jogos Olímpicos de Tóquio

DIEGO FERNANDES – DRACENA

O município de Dracena, localizado a 77 km de Andradina, que faz parte da área de cobertura do SRC, terá um representante entre os mais de 300 atletas brasileiros que vão disputar os Jogos Olímpicos de Tóquio. Mateus Daniel de Sá, de 25 anos, nascido em Dracena, integrará a equipe de atletismo do Brasil nas Olimpíadas.

Será a primeira vez que Mateus disputa os Jogos Olímpicos. O atleta, que já participou de competições em Londres, na Inglaterra; Nápoles, na Itália; e Eugene, nos Estados Unidos; afirma que conseguiu realizar um sonho ao ser convocado para os Jogos de Tóquio.

“Foi bem emocionante, fiquei muito feliz. Na primeira lista de convocação eu acabei não saindo, não estava convocado, mas depois com o remanejamento de alguns atletas eu fui inserido na segunda convocação. A ficha ainda não caiu completamente, que eu estou realizando esse sonho. Mas estou muito feliz, confiante, aguardando apreensivo pra poder chegar lá, treinar lá, sentir o clima dos Jogos Olímpicos”, afirmou o atleta em entrevista para a SRCTV.

Mateus despontou com um terceiro lugar no salto triplo no Mundial Sub-20 de 2014, em Eugene, nos Estados Unidos e de lá pra cá obteve alguns resultados expressivos, como o primeiro lugar nos Jogos Íbero-Americanos disputados no Rio de Janeiro, em 2016 – um evento teste para as Olimpíadas daquele ano -, além de um segundo lugar nos Jogos Sul-Americanos de Atletismo disputados em Cochabamba, na Bolívia, em 2018.

Sá afirmou em entrevista que seu grande objetivo é superar sua marca pessoal, que atualmente é de 16 metros e 87 centímetros, alcançada em São Bernardo do Campo, em 2017. Como segundo objetivo, o atleta de Dracena sonha em disputar uma final olímpica.

“A primeira expectativa é melhorar minha marca pessoal, depois brigar por uma vaga na final, depois disso tudo pode acontecer. Uma final olímpica é algo muito grande, extraordinário, estou bem preparado, bem treinado, confiante”, afirmou.

A equipe brasileira de atletismo contará, ao todo, com 53 atletas, sendo 33 homens e 20 mulheres, nos Jogos de Tóquio. Além de Mateus de Sá, Alexsandro Melo e Almir Cunha dos Santos entre os homens, e Núbia Soares entre as mulheres, vão disputar as competições olímpicas de salto triplo representando o Brasil.

O atleta de Dracena agradeceu às mensagens de apoio que tem recebido e pediu a torcida do público durante as disputas.

“Para vocês que são da região, quero agradecer de verdade as várias mensagens que eu estou recebendo nos últimos dias, de torcida, que vocês acreditem nos sonhos de vocês. Mesmo que as pessoas digam que não, acredite porque a realização de um sonho é algo sobrenatural, não tem explicação, a felicidade é muito grande. Conto com a torcida de vocês. Espero que vocês acordem de madrugada ou de manhãzinha para torcer por mim”, agradeceu.

As competições de atletismo começam no dia 29 de julho e vão até o dia 8 de agosto, e tradicionalmente se iniciam após o final das competições da natação.

No caso do salto triplo e da maior parte das competições, as provas serão no Estádio Olímpico de Tóquio, enquanto as maratonas e a marcha atlética ocorrerão no Sapporo Odori Park, a 800km de Tóquio.

Segundo o calendário divulgado pelo Comitê Olímpico Internacional, o salto triplo masculino iniciará as provas de qualificação no dia 3 de agosto, com as finais (que valem medalhas) no dia 5 de agosto. As competições devem acontecer em horários entre 9 da noite e 3 da manhã no horário de Brasília.

A abertura dos Jogos Olímpicos será no dia 23 de julho e o encerramento ocorrerá no dia 8 de agosto. (Colaborou Jade Oliveira)

RECORDE – Mateus de Sá quer quebrar recorde pessoal e chegar a uma final olímpica

Veja também

Caminhão tomba e caiu em rio na Assis Chateaubriand

FOTOS CEDIDAS: IVAN AMBRÓSIO/JORNAL INTERIOR Um caminhão carregado com cimento tombou e caiu em um …

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *