CONHECER - Projeto foi apresentado ao secretário de Meio Ambiente, Celso Yamaguti DIVULGAÇÃO

Pequenos produtores apresentam projeto inovador e diversificam atividade

Compartilhe esta notícia!

DA REDAÇÃO – TRÊS LAGOAS

O secretário de Meio Ambiente (SEMEA), Celso Yamaguti; o coordenador regional da Agraer (Agência de Desenvolvimento Agrário e Extensão Rural) de Três Lagoas, Jurandir Xavier e o presidente do Centro de responsabilidade Socioambiental (CRSA) Carlos Rizzo , foram convidados a participarem de uma reunião realizada na última semana com o intuito de conhecerem oficialmente a Associação dos Aquicultores e Aquaponistas de Mato Grosso do Sul e Região (Aquasul).

 

OPORTUNIDADE

De acordo com Amanda Pivotto, diretora do departamento de Agronegócio e Desenvolvimento Rural, o Pontal do Faia tem o histórico de trabalhar com leite e hortaliças e agora está diversificando a produção, querendo iniciar os trabalhos com peixes.

“Os pequenos produtores do assentamento Portal do Faia apresentaram as ideias e o estatuto da associação e recebemos com alegria o convite já que é um anseio da secretaria e do nosso prefeito, Angelo Guerreiro, além de ser uma grande oportunidade de fomentar a piscicultura no nosso município, disse a diretora.

 

PARCERIAS IMPORTANTES

Celso Yamaguti ressaltou a forte parceria com a Agraer, por meio de patrulha mecanizada e projetos, sempre com o mesmo interesse em fortalecer a agricultura familiar.

“Em nome do coordenador regional da Agraer de Três Lagoas, Jurandir Xavier, quero agradecer a parceria em vários projetos como a piscicultura que virá para agregar valor aos produtores melhorando a renda deles tentando manter os jovens no campo. Ver essas duas entidades governamentais fazendo o possível para auxiliar os pequenos produtores é maravilhoso”, ressaltou o secretário.

Celso agradeceu também o trabalho do Douglas Martins, um dos criadores da associação e fomentadores do projeto e do coordenador de Políticas Públicas, Célio Lopes, “que junto com a diretora Amanda tem desenvolvido um excelente trabalho junto aos pequenos produtores”.

“O Célio é a pessoa que sempre levanta as demandas e informações necessárias junto à comunidade e que sem ele seria impossível realizarmos o trabalho que estamos desenvolvendo no Pontal”, disse.

 

APRESENTAÇÃO

Na ocasião, o produtor Valdemar Fernandes Gomes Neto apresentou alguns sistemas de criação de peixes já em funcionamento, além de projetos que os membros da associação pretendem realizar, como a produção de alevinos.

“A ideia com a produção é oferecer ao pequeno produtor associado os alevinos por um valor mais acessível do que é cobrado no mercado para incentivá-los a continuar com a produção de peixes”, explicou Amanda.

Vários produtores se mostraram interessados em participar da Associação. A Semea se colocou à disposição para ajudar os produtores do assentamento não só para ajudá-los neste projeto da piscicultura, mas em outros que a secretaria atende.

 


Compartilhe esta notícia!

Veja também

Participantes do Projeto “Viver Bem” farão trilha na cascalheira 

Compartilhe esta notícia!DA REDAÇÃO – TRÊS LAGOAS Os participantes do Projeto “Viver Bem” terão a …

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *