18.1 C
Araçatuba
quinta-feira, agosto 18, 2022

Andradina comemora do Dia Nacional do Agente Comunitário de Saúde

Os Agentes Comunitárias de Saúde (ACS) de Andradina receberam homenagens na manhã de terça-feira (03) em um café da manhã especialmente preparado para comemorar o Dia Nacional da categoria instituído pelo Governo Federal desde 1991 no dia 04 de outubro.

A secretária adjunta de Saúde e Higiene Pública, Cássia Miguel, acompanhada de sua equipe e da secretária de Diretos Humanos, Paola Kotaki, que na oportunidade representou a prefeita Tamiko Inoue, recebeu os profissionais que são considerados um dos mais importantes profissionais da cadeia de Atenção Primária da Saúde de todo o país.

“O agente de Saúde é o principal elo entre o Governo e a comunidade, este vínculo diário com os cidadãos faz com que este profissional tenha experiências únicas, levando conforto e atenção exclusiva, trazendo para a Secretaria as demandas e apontando prioridades que nos fazem desenvolver e melhorar cada vez mais. Agradecemos em nome da prefeita Tamiko, do secretário Marcelo Gimenez e principalmente em nome da nossa população”, disse Cássia.

O evento contou com palestra motivacional do coaching, Edilson Gomes, atividades físicas e recreativas, um delicioso café da manhã, além do sorteio de brindes arrecadados entre as enfermeiras como forma de agradecimento e reconhecimento ao desempenho dos ACSs.

Agente Comunitário de Saúde
Oficialmente implantado pelo Ministério da Saúde em 1991, o então Programa de Agentes Comunitários de Saúde (PACS) teve início no fim da década de 80 como uma iniciativa de algumas áreas do Nordeste (e outros lugares, como o Distrito Federal e São Paulo) em buscar alternativas para melhorar as condições de saúde de suas comunidades. Uma nova categoria de trabalhadores, formada pela e para a própria comunidade, atuando e fazendo parte da saúde prestada nas localidades. Hoje, a profissão de agente comunitário de saúde (ACS) é uma das mais estudadas pelas universidades de todo o País. Isso pelo fato de os ACS transitarem por ambos os espaços – governo e comunidade – e intermediarem essa interlocução.

Da Redação

Ultimas Noticias