FACILIDADE -  O “drive-thru” da vacinação começou a funcionar nesta sexta-feira

Andradina começa a vacinar idosos com 80 anos acima no domingo

Compartilhe esta notícia!

DA REDAÇÃO – ANDRADINA

O secretário de Saúde da Prefeitura de Andradina, doutor João Leme, e a chefe da Vigilância Epidemiológica de Andradina, doutora Terezinha Manteiga anunciaram que a vacinação de idosos com 80 a 84 anos terá início no próximo domingo (14). A grande novidade é a ativação do drive-thru da vacinação que começou a funcionar nessa sexta-feira na esplanada do Centro Cultural Pioneiros de Andradina, na área central da cidade.

“Hoje e amanhã (ontem e hoje) continua a vacinação de idosos acima de 85 anos e no domingo entramos a nova fase de vacinação”, explicou doutora Terezinha lembrando que a vacinação ocorre em três pontos no decorrer da semana e no “drive-thru” aos fins de semana.

Idosos nesta faixa etária que estiverem acamados, devem procurar o seu agente Comunitário de Saúde ou a UBS mais próxima de sua casa para informar a condição que as doses serão levadas nas residências.

“Para os bairros “acima da linha” a vacinação acontece na Emei “Maria Elizabeth Venturolli Pinese”, na Praça João Leite, na Vila Mineira e paras os bairros “abaixo da linha” em um posto instalado na EMEF “Josepha de Jesus Carreira”, no Benfica”, disse a médica.

Segundo o último Censo do IBGE (Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística), existem na cidade 279 homens nesta faixa etária e 396 mulheres, perfazendo uma estimativa de vacinação total de 675 munícipes.

“Precisamos atingir o máximo de pessoas possíveis com esta faixa etária para que sigamos para a próxima fase. O município segue as orientações da Secretaria de Saúde do Governo do Estado de São Paulo e precisamos da ajuda da população, principalmente das famílias nesta fase, para que incentivem seus idosos a se vacinar para que cumpramos o nosso planejamento municipal”, disse João Leme.

 

Resistência

A Secretaria tem notado uma resistência de familiares e idosos que deixam de tomar a vacina por opção própria. “No caso de idosos acamados a vacinação acontece na casa das pessoas e neste momento é que alguns familiares se negam a vacinar os idosos, em outros casos são os próprios idosos que se negam a receber a dose imunizante”, disse João Leme.

Doutora Terezinha esclarece que a vacina é a única arma no momento que realiza a imunização contra o coronavírus. “As vacinas utilizadas o Brasil, ou são produzidas aqui ou são aprovadas pela Anvisa. Se a pessoa não quer se vacinar a única maneira de manter-se longe da Covid 19 é seguir uma rígida e criteriosa prevenção, usando máscaras, álcool gel e manter isolamento social”, disse médica.

 

Postos

A decisão pela vacinação nesta faixa é embasada nas Diretrizes Técnicas do PNI (Programa Nacional de Vacinação) e considera um estudo populacional por grupo etário de indivíduos, suas condições socioeconômicas e principalmente a necessidade imperiosa de evitar exposição e aglomerações, visto ser este grupo de risco elevado.

A vacinação acontece em um posto instalado na EMEF “Josepha de Jesus Carreira”, no Benfica, e na Emei “Maria Elizabeth Venturolli Pinese”, na Praça João Leite, na Vila Mineira. Os dois bairros são considerados estratégicos por conta da densidade populacional e sua localização.  A vacinação por drive-thru contra a covid-19 começa a ser realizada no próximo dia 12, com um posto montado na esplanada do Centro Cultural Pioneiros de Andradina.

 

Procedimentos pós vacinação

O registro será individual contendo informações de identificação pessoal que serão confrontadas com o número de dose recebidas. Será entregue um formulário para preenchimento antes da realização da vacina, com apresentação de comprovante de residência e documento de identificação. O paciente receberá o comprovante de vacinação, após a administração da vacina. Deverá guardar e apresentar para receber a segunda dose.

DEFINIDO – Drive-thru no Centro Cultural vai funcionar aos domingos

Compartilhe esta notícia!

Veja também

Defesa Civil faz alerta de clima de deserto com umidade podendo chegar em apenas 7% na região

Compartilhe esta notícia!DIEGO FERNANDES – ARAÇATUBA Mesmo com as poucas chuvas dos últimos dias, o …

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *