COVID-19 - AME de Andradina vai virar hospital de campanha até o final do mês

AME de Andradina abrigará hospital de campanha e terá leitos para tratamento da covid-19

Compartilhe esta notícia!

DIEGO FERNANDES – ARAÇATUBA

O AME, Ambulatório Médico de Especialidades, de Andradina, vai funcionar como hospital de campanha e abrigará leitos de enfermaria e UTI para tratamento de pacientes com sintomas e confirmação de covid-19.

O anúncio foi feito na tarde desta segunda-feira (08), em coletiva de imprensa do governo do estado de São Paulo. A informação foi passada inicialmente pelo governador João Dória (PSDB) e depois complementada pelo secretário de saúde Jean Gorinchteyn.

Ao todo, serão 11 novos hospitais de campanha em todo o estado, que utilizarão estruturas já prontas em hospitais e AMEs de todo o estado. São 280 leitos a mais para o tratamento, sendo 140 de enfermaria e 140 de UTI. A entrega destes novos locais para internação ocorrerá até o dia 31 de março.

Não foi informado quantos leitos haverá especificamente no AME de Andradina, nem como se dará a sequência do atendimento na unidade.

Andradina faz parte da DRS II, que tem Araçatuba como sede de região. Até ontem à tarde, a ocupação de leitos de UTI nesta Departamento Regional de Saúde era de 73,2%, menor do que a media no estado, que está 80,9%.

Além do AME de Andradina, também haverá hospitais de campanha nos AMEs de Tupã, Barretos, Ourinhos, Itapetininga, Botucatu, Campinas, Santo André e Santos, além do Hospital de Campanha da Zona Norte de São Paulo. A unidade Lucy Montoro, em Fernandópolis, fecha a conta prevista pelo governo.

“Na semana passada tivemos o prazer de anunciar 500 leitos a mais no Estado de São Paulo, que serão implantados até o final de março. Estamos ampliando o número de hospitais de atendimento, frente à condição clínica grave que a pandemia se manifesta. Serão mais 280 leitos para atender essa crescente demanda”, explicou o Secretário de Saúde do Estado, Jean Gorinchteyn.

Os outros quatro hospitais de campanha previamente instalados pelo Governo de São Paulo somam mais 65 leitos de enfermaria e 59 de UTI. Incluem o de Heliópolis, reativado em fevereiro no AME Barradas; o do AME de Franca; e os hospitais de campanha de Bebedouro e de Bauru, no prédio da USP.

O Secretário de Saúde lembrou que o Estado tem 8.427 pacientes internados em leitos de UTI. “A taxa de ocupação de leitos de UTI chega a 80%, e temos que lembrar que no dia 22 de fevereiro, o Estado de São Paulo tinha 66% de taxa de ocupação. A Grande São Paulo está com 81,2% de taxa de ocupação, quando no dia 22, há duas semanas, tínhamos 68,8%”, destacou.

“Esse conjunto de medidas vai reforçar o sistema de saúde e garantir o atendimento a todos. São medidas necessárias enquanto não temos a quantidade de vacinas necessárias para imunizar todos os brasileiros”, disse o Governador João Dória.

Mais leitos

Além do hospital de campanha que irá ser instalado no município, Andradina também deve contar com aumento de leitos de UTI na Santa Casa local. Na semana passada, foi feito o pedido para que dobrasse o número de leitos na unidade de terapia intensiva do local, que atualmente tem capacidade para 10 pacientes.

De acordo com o coordenador da UTI Covid da Santa Casa de Andradina, o Dr. Rafael Marão, a intensão do hospital é abrir mais 10 leitos de UTI. Atualmente, o local dispõe de 10 leitos para tratamento de pacientes acometidos pela doença.

“A administração do hospital está em negociação para a abertura de mais 10 novos leitos de unidade de terapia intensiva para o atendimento dos pacientes de covid em virtude da alta demanda que nós estamos tendo de casos”, afirmou em vídeo gravado pela assessoria de imprensa do local na semana passada. “É provável que aconteça esse aumento do número de leitos devido à gravidade dos pacientes e devido ao aumento do número de casos”, completou o coordenador Rafael Marão.

Ainda segundo a assessoria do hospital, falta apenas a liberação da DRS II, a Diretoria Regional de Saúde de Araçatuba, para a confirmação da abertura de novos leitos na unidade hospitalar.

 


Compartilhe esta notícia!

Veja também

Concessionária executa melhorias no Sistema Central

Compartilhe esta notícia!DA REDAÇÃO – ARAÇATUBA Com o compromisso de sempre oferecer um serviço de …

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *