MODERNIZAÇÃO - Sistema de coleta e tratamento de esgoto garante 100 de cobertura

Águas Castilho completa 10 anos de trabalho para o desenvolvimento da cidade

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DA REDAÇÃO – CASTILHO

A Águas Castilho vem trabalhando, desde 2011, para a modernização e expansão dos sistemas de água e esgoto, colaborando de forma significativa para o aumento da qualidade de vida dos mais de 20 mil clientes da concessionária.

Nesse período de atuação, fornecer água de qualidade sempre foi uma das premissas da concessionária. Antes, a água distribuída para os imóveis da cidade não era tratada de acordo com as exigências do Ministério da Saúde e demais órgãos regulamentadores. Quando a empresa assumiu os serviços, investir no tratamento da água foi uma das principais prioridades.

Para mudar esse cenário, foram construídos novos poços, reservatórios passaram por modernizações, redes de distribuição foram ampliadas e a tecnologia de ponta foi aplicada para o tratamento e monitoramento dos sistemas. E desta forma, a população passou a contar com água tratada com cloro e flúor na medida certa e a qualidade é medida diariamente em um laboratório especializado. Para se ter ideia, são realizadas aproximadamente 1,2 mil análises por mês abrangendo parâmetros físico-químicos, orgânicos, inorgânicos e biológicos.

“Nossos esforços corroboram em benefícios para a população por meio da promoção da saúde e da qualidade de vida. Sabemos que muito já foi realizado e seguimos trabalhando para melhorar ainda mais os serviços de água e esgoto da cidade. Nossa equipe tem o exercício diário de entender as necessidades de nossos clientes para prestar um atendimento ágil e transparente”, explica o diretor geral da Águas Castilho, Antonio Hercules Neto.

 

 

Universalização

Ao chegar em Castilho, a concessionária investiu em estudos para adequações das estações de tratamento de esgoto do município, Bairro 17 e Laranjeiras. Desta forma, ambas atendem às exigências da Cetesb (Companhia Ambiental do Estado de São Paulo), atingindo assim a universalização dos serviços de água e esgoto da cidade no final de 2016.

Para a empresa, esse olhar para o saneamento é essencial par o aumento da produtividade nas empresas locais, melhora do índice de educação nas escolas, valorização do setor imobiliário local e, principalmente, para o cuidado com a preservação dos recursos naturais, refletindo também no crescimento do turismo na região. A pesca é um dos atrativos locais.

 

Escutar e perceber os clientes

A Águas Castilho adota uma política interna que inspira a equipe a perceber e a atender as necessidades dos moradores da cidade. Um dos diferenciais é o Programa de Encantamento do Cliente, no qual o colaborador é incentivado a ir além do protocolo tradicional da execução dos serviços de água e esgoto, criando desta maneira experiências para o cliente. Este programa, criado pela Iguá Saneamento, uma das controladoras da Águas Castilho, é baseado em empatia, trabalho em equipe, agilidade e proatividade. “Entender cada solicitação que chega até nós e propor soluções inteligentes e eficazes faz parte do nosso dia-a-dia”, explica Hercules.

Para reforçar essa relação entre cliente e empresa, a Águas Castilho utiliza o sistema NPS (Net Promoter Score), um indicador internacional de satisfação para os consumidores. Os dados gerados durante essa pesquisa guiam a tomada de decisões para aprimorar os serviços a cada dia.

O contato proativo do atendimento comercial com os clientes também tem permitido a mitigação de problemas. A partir da escuta ativa, os colaboradores da concessionária auxiliam clientes com dificuldades em utilizar as ferramentas digitais das empresas e conseguem conduzir negociações e parcelamento de dívidas, por exemplo.

Outra inovação da companhia foi a implantação do Digi Iguá, uma plataforma on-line que permite o pagamento de contas de água com cartão de crédito, geração do código de barras da fatura, emissão de segunda via, entre outros serviços. Esta ferramenta trouxe mais agilidade e comodidade já que muitas ações podem ser efetuadas sem o cliente precisar se deslocar até a loja de atendimento. Os clientes também podem se comunicar com a Águas Castilho por meio do Facebook, Central de Atendimento, WhatsApp e webchat pelo site

 

 

Sustentabilidade

A Águas Castilho sabe da importância de atuar com foco na sustentabilidade e tem esta frente como um dos pilares da empresa.

Para a concessionária, as crianças e os adolescentes são fortes formadores de opinião e são responsáveis pelo futuro da cidade. Pensando nisso, a empresa mantém parcerias com o Departamento de Educação do município para levar até as escolas conteúdo informativo sobre o quanto o saneamento é importante para o meio ambiente. Além dessas ações, nos últimos anos a concessionária promoveu o concurso de redação – A Água e Você, e realizou o plantio de árvores em suas instalações com a participação da comunidade.

 

CRONOLOGIA DA CONCESSÃO

Janeiro de 2011 – Águas Castilho assume os serviços de água e esgoto do município.

Julho de 2011 – Início da leitura por biometria, medindo o consumo real de água dos moradores da cidade, iniciando assim uma relação de confiança e transparência entre a empresa e os clientes.

Junho 2012 – início das ações educativas em Castilho com a realização da campanha “Gordura não cabe na rede de esgoto” com o objetivo de evitar o descarte de óleo na pia da cozinha. A iniciativa foi realizada pela Águas Castilho, Condema (Conselho Municipal de Meio Ambiente de Castilho) e Prefeitura.Em 2015, foi realizada, em parceria com o Departamento de Educação, uma gincana envolvendo alunos da rede municipal de ensino. No total, foi arrecadado cerca de 2 mil litros de óleo e o valor arrecadado com a venda desse óleo foi revertido para o asilo Betel.

Janeiro de 2013 – a concessionária concluiu importantes realizações como construção de novo reservatório no Olga Benário, modernização da Estação de Tratamento de Esgoto do Laranjeiras e reativação de quatro poços: Alípio 1; Alípio 2; Alvorada; e Castilho 1.

Outubro de 2013 – em parceria com a Prefeitura, a Águas Castilho realizou uma série de melhorias no Asilo Betel e foi realizado um almoço beneficente para construção de novos espaços para ampliar o local. Em 2019, novas ações de manutenção foram implantadas na instituição pela concessionária.

Outubro de 2014 – ação social em prol do Projeto Renascer de Castilho, na qual foram entregues brinquedos pelos colaboradores. A arrecadação fez parte da SIPAT (Semana Interna de Prevenção a Acidentes do Trabalho).

Dezembro de 2016 – com as adequações das Estações de Tratamento de Esgoto, a cidade atingiu 100% de cobertura de tratamento de esgoto, ocupando uma posição de destaque no ranking nacional como uma das cidades que mais investe em saneamento. Quando a empresa assumiu os serviços, a cidade contava com 95% de esgoto coletado.

Início de 2017 – Construção de um novo poço no sistema de distribuição e abastecimento de água no bairro Beira Rio, aumentando a capacidade de produção de água de 1,5 mil para 10 mil litros por hora.

Julho 2018 – Início da setorização dos sistemas de água com a construção de uma adutora de água interligando os bairros Alípio com o Centro e Alípio com o Nova Iorque, melhorando de forma significativa o abastecimento de água desses locais.

Outubro de 2019 – construção de um reservatório de água no sistema Alípio e a interligação deste sistema com o bairro CDHU, registrando um aumento de mais de 100% no volume de água armazenado. Quem ganhou foram os moradores dos bairros Alípio 1 e 2, Castilho, Leão 1 e 2 e Central.

Março de 2020 – a Águas Castilho iniciou a execução de diversas ações de contingência para garantir o pleno funcionamento dos serviços de água e esgoto do município em função da pandemia do novo Coronavírus.

Setembro 2020 – os colaboradores realizaram um plantio coletivo na Estação de Tratamento de Esgoto Nova York para celebrar o Dia da Árvore.

 

 

 

Águas Castilho em números

Ligações de água – 6423

Ligações de esgoto – 6068

Quantidade de colaboradores – 17

Volume de água produzida/mês – 110,54 mil metros cúbicos

Volume de água consumido/mês – 82,93 mil metros cúbicos

Volume de esgoto tratado/mês – 80,53 mil metros cúbicos

Cobertura de água – 100%

Cobertura de esgoto – 100%

MODERNIZAÇÃO – Sistema de coleta e tratamento de esgoto garante 100 de cobertura
ABASTECIMENTO – Investimento no sistema de água garante abastecimento

 

 


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