18.2 C
Araçatuba
segunda-feira, maio 16, 2022

2021: confira a retrospectiva do saneamento de Castilho

DA REDAÇÃO – CASTILHO

A Águas Castilho, empresa do Grupo Iguá e Sabesp, celebrou 11 anos de prestação de serviços de água e esgoto, neste mês de janeiro, e segue com uma atuação estratégica pautada em inovação, sustentabilidade e satisfação dos mais de 20 mil moradores da cidade.
Para o gerente operacional da Águas Castilho, Matheus Felipe Silva, os assuntos ligados ao saneamento fazem parte do cotidiano de todos e são essenciais para a qualidade de vida, desenvolvimento do turismo e crescimento do município. “Estamos muito felizes com as conquistas desses últimos anos e nossa equipe está preparada para enfrentar novos desafios, sempre comprometidos com a excelência no atendimento aos clientes”, conta.

Confira os 6 fatos mais importantes de 2021 do saneamento em Castilho:

1. Modernização do Sistema Central – foi implantada automação e telemetria, visando maior controle da operação e instalada uma VRP (Válvula Redutora de Pressão). Com isso, é possível modular a pressão de acordo com os horários de consumo de água.

2. Eficiência na gestão dos recursos hídricos – em janeiro de 2020, o índice de perdas em Castilho era de quase 30%, agora é de aproximadamente 21%. Esse excelente indicador é fruto de constantes investimentos e atuação de uma equipe técnica especializada. A média nacional brasileira chega a 40%, o que significa mais de 7,5 mil piscinas olímpicas de água desperdiçadas diariamente, segundo estudo do Instituto Trata Brasil, em parceria com a Asfamas (Associação Brasileira dos Fabricantes de Materiais para Saneamento) e GO Associados.

3. Reconhecimento – a Águas Castilho foi reconhecida pela excelência na edição de 2021 do Prêmio Nacional de Qualidade no Saneamento (PNQS) – a única premiação do mundo voltada à gestão ambiental no setor, considerada a principal do país.
4. Gestão de pessoas – a empresa recebeu um certificado como uma das Melhores Pequenas Empresas para se Trabalhar, na categoria Microempresas. O ranking foi divulgado pela consultoria GPTW (Great Place to Work). Esse selo é resultado do trabalho e dedicação de todos os colaboradores que não medem esforços para levar mais saúde e qualidade de vida para a população castilhense.

5. Mais água – foi executada a extensão de mais de 600m de redes de água, interligando importantes reservatórios da cidade. Com esta obra, o sistema passou a ter um reforço com mais uma opção de abastecimento entre os bairros Housoume, Caminho das Águas e Laranjeiras, garantindo mais segurança e eficiência ao sistema, beneficiando 3,8 mil moradores dessas localidades. Também foi realizada uma revitalização no do Sistema Castilho.

6. Sustentabilidade
No Dia Mundial do Meio Ambiente, colaboradores da Águas Castilho plantaram mudas de espécies nativas da região na Estação Elevatória de Esgoto Nova Iorque.

A empresa participou do projeto Adote Uma Área Verde, de autoria do vereador Sebastião Reis de Oliveira e realizado pela Arsae-Castilho, Prefeitura Municipal de Castilho, Câmara dos Vereadores, Rotary Clube Beira Rio e Terrassa Hotel Cidade. Na ocasião foram plantadas 12 mudas da espécie Acácia Amarela, na rua José Cândido.
Na Semana da Árvore, representantes da concessionária receberam jovens da escola Maria Dauria Silva Oliveira e integrantes da Secretaria de Meio Ambiente da Prefeitura de Castilho para uma visita técnica e plantio coletivo de árvores nativas na Estação de Tratamento de Esgoto Laranjeiras. Esta ação faz parte dos esforços da cidade para otimizar a pontuação no Município Verde Azul.
A Águas Castilho agora faz parte do Conselho Municipal de Defesa do Meio Ambiente – CONDEMA, órgão consultivo que possibilita opinar e dar sugestões sobre assuntos relativos à conservação, proteção e melhoria do meio ambiente no município. Todas as ações de sustentabilidade integram o plano estratégico SERR da Iguá. São quatro pilares: Segurança hídrica; Eficiência na produção e distribuição de água; Responsabilidade na coleta e tratamento de esgoto; e Respeito às pessoas.
Mais informações sobre a Águas Castilho podem ser acessadas no site http://www.igua.com.br/águascastilho.

Ultimas Noticias