20.2 C
Araçatuba
sexta-feira, junho 24, 2022

ALUNOS CONHECEM SISTEMA DE AGROFLORESTAS NA PRODUÇÃO DE ALIMENTOS

Para finalizar as comemorações em torno do Dia da Agricultura Natural (celebrado em 1 de agosto), estudantes de Penápolis participaram de visitas monitoradas ao Sítio Panorama, que atua na agricultura se utilizando do Sistema de Agroflorestas. As ações de envolvimento da comunidade escolar com o tema foram promovidas pelo Centro de Educação Ambiental do Daep (Departamento Autônomo de Água e Esgoto de Penápolis).

Os agricultores do Sítio Panorama, João Covolan e Mariana Bachiega, orientaram os estudantes e falaram sobre quanto mais saudável for o solo, mais nutrientes ele terá e melhor será a produção de alimentos.

Durante todo o mês de agosto ocorreram atividades com alunos das redes municipal e estadual como forma de estimular a alimentação saudável e diversificada. Segundo explicou a pedagoga do Centro Ambiental do Daep, Fernanda Marin Campachi, as visitas proporcionaram aos alunos o contato com o solo e o conhecimento das técnicas agroecológicas e seus benefícios relativos à proteção do solo e o cultivo de alimentos saudáveis.

“Foram dias de vivências que oportunizaram muito aprendizado em meio à natureza. Nossa intenção é incentivar o cultivo de hortas orgânicas e compostagem nas unidades escolares, utilizando a técnica de cultivo natural sem o uso de agrotóxico”, comentou Fernanda.

“O solo é o maior organismo vivo do planeta. Por esta razão é preciso considerar a importância de respeitar e preservar. Necessitamos do aperfeiçoamento de técnicas de cultivo natural onde existe a harmonia entre o meio ambiente, os alimentos e a saúde”, acrescentou.

“Conhecendo de perto a produção de hortaliças, frutas e legumes, além de receitas mais saudáveis, os jovens são estimulados a experimentar e introduzir esses alimentos em seu dia a dia”, enfatizou a pedagoga do Centro Ambiental.

Da Redação

Ultimas Noticias