Close Menu
    Facebook X (Twitter) Instagram
    Facebook X (Twitter) Instagram Pinterest Vimeo
    O LIBERAL REGIONALO LIBERAL REGIONAL
    Demo
    Trending
    • Unisalesiano realiza roda de debate sobre carreira e mercado de trabalho em TI
    • Morre pioneiro da indústria calçadista de Birigui
    • Rua no Loteamento Nobreville homenageia José Borges Ramos
    • Saúde de Araçatuba reforça importância da colaboração popular no combate à dengue e à chikungunya
    • Aeroporto de Araçatuba deve receber mais de 1.400 passageiros neste feriado de Tiradentes
    • Presidente Lula deve visitar Andradina na próxima sexta-feira
    • Magia da dança ganha os palcos de Araçatuba com diversas atividades gratuitas de 24 a 30 de abril
    • MEMÓRIAS DE ARAÇATUBA: A Guarda Civil Municipal de Araçatuba: 76 anos de proteção e evolução
    Demo
    O LIBERAL REGIONALO LIBERAL REGIONAL
    Home»Cidades»Aldeia Indígena Icatu terá Centro Cultural
    Cidades

    Aldeia Indígena Icatu terá Centro Cultural

    By marcio123rocha8 de agosto de 2017Nenhum comentário2 Mins Read
    Share Facebook Twitter Pinterest LinkedIn Tumblr Reddit Telegram Email
    Share
    Facebook Twitter LinkedIn Pinterest Email

    A Prefeitura Municipal de Braúna conquistou emenda parlamentar no valor de R$ 243.750,00 para a construção do Centro Cultural da Aldeia Indígena Icatu, que fica no município localizado há cerca de 45 km de Araçatuba. A emenda foi destinada pelo deputado federal Nelson Marquezelli. A notícia foi divulgada pelo prefeito Flávio Giussani, que tem dedicado atenção especial aos indígenas do município no início de seu mandato.

    “O município de Braúna tem um enorme orgulho em ter em sua área a Aldeia e vai lutar sempre, ao lado das lideranças indígenas e sua população, para manter viva a cultura dos povos que ali vivem e que descendem das etnias Kaingang e Terena”, disse o prefeito. Para a professora terena Edilene Pedro, que leciona na Escola Indígena Índia Maria Rosa, localizada na aldeia, trata-se de uma conquista importante. “É uma notícia boa para nós do Icatu. Temos que resistir sempre para que existam Kaingangs e Terenas. Somos gratos”, afirma Edilene.

    A ALDEIA
    A Aldeia Icatu foi criada em 1914 e completou 100 anos em 2014, tendo surgido após o processo de pacificação, iniciado em 1912 pelo Serviço de Proteção aos Índios na região por conta das disputas territoriais entre indígenas e brancos por causa da chegada da ferrovia. Ao longo de sua história foi, também, um posto de repressão para onde índios desobedientes eram enviados. Icatu, que está localizada há 8 km de Braúna, foi a primeira aldeia demarcada pelo Governo no Estado de São Paulo.

    HOMENAGEM
    Recentemente os indígenas do Icatu estiveram em Araçatuba para receber uma homenagem na Praça Rui Barbosa. A Prefeitura de Araçatuba instalou no local a escultura Índio Kaingang, do artista Mário Bueno. O trabalho é resultado do Concurso de Apoio a Projetos de Valorização e Preservação da Memória, promovido pela Secretaria Municipal de Cultura em 2016. O objetivo da competição foi selecionar projetos que se relacionem com fatos históricos de Araçatuba e o artista foi contemplado na categoria de escultura.

    Da Redação

    Share. Facebook Twitter Pinterest LinkedIn Tumblr Email
    Previous ArticleTaylor Swift comparece ao 1º dia de julgamento contra radialista; cantora deve testemunhar
    Next Article Grafite ganha apoio do técnico do Santa Cruz e Pachu chega indicado por Antônio Lopes
    marcio123rocha
    • Website

    Related Posts

    Araçatuba

    Unisalesiano realiza roda de debate sobre carreira e mercado de trabalho em TI

    20 de abril de 2026
    Birigui

    Morre pioneiro da indústria calçadista de Birigui

    20 de abril de 2026
    Araçatuba

    Rua no Loteamento Nobreville homenageia José Borges Ramos

    20 de abril de 2026
    Add A Comment
    Leave A Reply Cancel Reply

    Facebook X (Twitter) Instagram
    © 2026 Desenvolvido por mSanders Tech.

    Type above and press Enter to search. Press Esc to cancel.