18.9 C
Araçatuba
segunda-feira, maio 16, 2022

Águas de Castilho intensifica limpeza de estações de esgoto

A empresa vê com estranheza o posicionamento da Prefeitura de Castilho já que na última terça-feira, dia 16, participou de uma reunião com representantes da Secretaria de Saúde, Vigilância Sanitária e Arsae (Agência Reguladora dos Serviços de Águas e Esgoto) para tratar o assunto. A pauta contemplou a discussão de diversas ações para combater a proliferação de pernilongos no município – uma vez que esse não é um problema que decorre exclusivamente das Estações de Tratamento de Esgoto. Durante o encontro, todos os participantes se comprometeram a cumprir suas responsabilidades.
As manutenções e limpezas das ETEs são feitas rigorosamente e são um dos fatores para a renovação de licenciamentos junto à Cetesb. Assim que solicitada, a Águas Castilho realizou uma limpeza profunda nas margens das ETEs. Esse tipo de serviço faz parte do plano de ações da concessionária, porém é importante ressaltar que o combate aos mosquitos na cidade depende ainda de ações de responsabilidade do poder público e da própria população, como a limpeza de terrenos e quintais, controle do lixo, visita aos imóveis para orientar a população sobre água parada, entre outras medidas.
Vale lembrar que as altas temperaturas elevam o ciclo de reprodução desses insetos em todas as cidades do país, como bem salientou a prefeitura em nota. Segundo a Prefeitura, os órgãos competentes já explicaram que: “o aumento dos ‘ invasores’ se dá devido ao calor excessivo e as chuvas dos últimos dias, que formam uma combinação ideal para a proliferação de pernilongos e mosquitos”.
Em muitas cidades, a falta de saneamento básico de qualidade agrava esse problema. Na cidade de Castilho, o cenário é diferente por ser uma das poucas cidades do Brasil a contar com 100% de esgoto coletado, afastado e tratado. Esse patamar foi alcançado devido a uma combinação de investimentos e de gestão consciente da Águas Castilho com adequações e modernização das Estações de Tratamento e a construção de mais de 5,5 mil metros de rede de esgoto.

DA REDAÇÃO
Castilho

Ultimas Noticias