21.9 C
Araçatuba
sábado, maio 21, 2022

Chuva de granizo assusta moradores de Araçatuba durante temporal

A forte chuva, acompanhada de granizo, que atingiu Araçatuba assustou a população no meio da tarde de quinta-feira (01). O principal ponto atingido pelo fenômeno foi a zona norte, com diversos relatos de moradores. As bolas de gelo eram do tamanho de uma bola de gude.

Começou a chover no município por volta das 14h15. A chuva forte durou aproximadamente 15 minutos, mas foi suficiente para causar alguns estragos e alagamentos em diversos pontos. Na Avenida Prestes Maia, por exemplo, a água se acumulou na via, dificultando a passagem de motoristas e motociclistas. Também houve registro de acúmulo de água próximo à Lagoa das Flores.

Cerca de dez minutos antes do temporal, um alerta da Defesa Civil foi emitido em diversos celulares, por meio de mensagens de texto, informando que chuvas intensas iriam atingir Araçatuba e Birigui com raios e ventos. O comunicado ainda alertava para que as pessoas buscassem abrigos e evitassem ficar embaixo de árvores.

Em poucos minutos, as redes sociais foram invadidas pelos internautas, que postaram fotos e vídeos das pedras de gelo. Segundo o que foi apurado pela reportagem do jornal O LIBERAL REGIONAL, houve registro de granizo somente em Araçatuba. De acordo com o Corpo de Bombeiros, nenhuma ocorrência de gravidade foi registrada. Uma árvore caiu no cruzamento da Avenida Manoel Martins Guerra com a rua Antonio Sampaio, no bairro Água Branca 3. Apesar disso, ninguém ficou ferido.

Segundo o climatologista Vagner Camarini, a chuva de granizo ocorre quando há bastante calor. “Essa umidade sobe para a alta atmosfera, que é um lugar frio, e esse choque de temperatura cria as bolinhas de gelo que não conseguem derreter até chegar ao solo”.

Já em Birigui, a chuva forte alagou novamente as imediações do Parque do Povo, cortado pelo córrego Biriguizinho. Equipes da Defesa Civil foram ao local durante a tarde para analisar os estragos. O trecho da Avenida João Cernach teve que ser interditado.

PREVISÃO

Ainda de acordo com Camarini, a frente de instabilidade chegou com muita força à região, mas já se afastou. Por conta de sua passagem, ainda podem ocorrer algumas consequências. “Teremos um feriado com um pouco de instabilidade. O sol deve aparecer de manhã, fará calor ao longo do dia e devemos ter pancadas de chuva durante a tarde. Já no fim de semana, o tempo deve firmar ainda mais, só que ainda existem chances de chover por conta do calor”, finalizou o climatologista.

Ultimas Noticias