DA REDAÇÃO – TRÊS LAGOAS
A Secretaria Municipal de Saúde de Três Lagoas, por meio da equipe da Unidade de Saúde da Família (USF) “Nova Três Lagoas”, realiza ação de orientações e prevenção ao câncer de pele, no período da manhã de quarta-feira (09) e quinta-feira (10).
Esta programação está inserida na campanha “Dezembro Laranja”, um mês de conscientização e prevenção ao câncer de pele e. devido à situação da pandemia da Covid-19, algumas das ações estão sendo restritas a um grupo pré-selecionado de pessoas para evitar aglomerações.
Numa primeira ação, como informou a coordenadora da USF “Nova Três Lagoas”, enfermeira Andréia Lima, a equipe dos Agentes Comunitários de Saúde (ACS), nas visitas domiciliares de rotina, está distribuindo folders educativos às famílias sobre o câncer de pele e a necessária prevenção.
“É uma forma de alertarmos e conscientizarmos a população para a importância da identificação precoce do câncer de pele, para evitarmos assim mutilações profundas no futuro”, orientou a enfermeira Andréia.
“Nossa equipe de ACS foi orientada a também realizar busca ativa, principalmente, entre as pessoas de cor clara, ruivas e com manchas ou lesões sugestivas de câncer de pele para que participem das palestras de orientações e prevenção”, antecipou a enfermeira Andréia.
As palestras abordarão temas sobre prevenção, tratamento, quando procurar um médico e diferentes tipos de câncer de pele. Estes assuntos serão abordados pela médica dermatologista, Naiara Dalaqua Silva, da equipe do SAD – Serviço de Atenção Domiciliar da SMS.
Entre as principais orientações de prevenção ao câncer de pele está o uso de óculos escuros, roupas de manga comprida, boné ou chapéu, uso costumeiro de protetor solar e evitar exposição ao sol, das 10h às 16h.
TIPOS DE CÂNCER
Com mais de 175 mil novos casos por ano, segundo o Instituto Nacional de Câncer (Inca), o câncer de pele é o de maior incidência no Brasil e o mais comum entre os seres humanos. Estima-se que 1 entre cada 4 casos de câncer diagnosticados se origine na pele ou nas mucosas.
Curável, em sua grande maioria, quando detectado precocemente, o câncer de pele é causado pelo crescimento anormal e descontrolado das células que compõem a pele. Existem diversos tipos de câncer de pele, divididos em dois grupos principais: os melanomas e os carcinomas (também conhecidos como “câncer de pele não-melanoma”).
As características dos melanomas e dos carcinomas são bem distintas, desde o aspecto da lesão até o prognóstico. Confira a seguir:
Carcinomas
São o tipo mais comum, representam cerca de 95% dos tumores malignos de pele, sendo o carcinoma basocelular, o mais comum e menos agressivo, e o carcinoma espinocelular, o mais grave.
MELANOMA
O melanoma é menos frequente (5%) que outros tumores de pele, porém costuma ter comportamento mais agressivo. Tem origem a partir dos melanócitos, que são as células responsáveis pela produção do pigmento (melanina) que dá cor à pele. Por isso, costumam se manifestar como pintas de cor escura (negro ou castanho).