14 C
Araçatuba
terça-feira, maio 24, 2022

Três Lagoas registra as três primeiras mortes por Covid-19 do ano e liga mais um alerta

DA REDAÇÃO – TRÊS LAGOAS

Três Lagoas registrou ontem (24) um total de 306 novos casos confirmados de covid-19, um dos mais altos índices desde o início da pandemia, algo que liga uma luz de alerta sobre a taxa de contaminação e, essa luz fica ainda mais forte pelo motivo de contabilizar três mortes nesse último fim de semana, somando um total de 513 vidas perdidas para a covid-19.
Como sempre foi feito, a Prefeitura de Três Lagoas, por meio da Secretaria Municipal de Saúde (SMS), Vigilância Epidemiológica (Vigep), Vigilância Sanitária (Visa) e Comitê de Enfrentamento à Covid-19, alerta e reforça que o único jeito de controlar as contaminações e, consequentemente as mortes, é a prevenção com o uso de máscara, distanciamento e imunização em massa.
Elaine Fúrio, secretária de Saúde, enfatiza que “mesmo que não tenhamos grande ocupação de leitos de UTI, ainda assim é alto o fluxo nas Unidades de Saúde, UPA e pronto atendimentos dos hospitais, o que indica que as pessoas não estão se prevenindo com o básico. A população precisa colaborar com o controle da pandemia, usando máscara, não aglomerando e se vacinando.”
Apesar do alto índice de imunização de pessoas com a 1ª dose (87% de 123.281 da população estimada) e 78,37% com duas ou mais doses, ainda assim é necessário imunizar mais pessoas, pois com a população totalmente imunizada é possível ter um controle real da circulação do vírus e diminuir as chances de novas variantes surgirem.
“Por ora, apesar do alto índice de contaminação, não foram impostas nenhuma restrição por parte do poder público, mas se continuar como está, teremos que tomar medidas mais rígidas para controlar a transmissão da doença que acaba afetando, principalmente, os públicos mais frágeis, como idosos e pessoas com comorbidades, pois mesmo imunizadas correm risco de morte, pois têm um quadro de saúde complicado”, finalizou Elaine.

ALERTA
A SMS reforça ainda que, caso apresente sintomas gripais, deve permanecer em casa e procurar atendimento médico em uma Unidade de Saúde, tanto para pegar atestado médico, caso precise, quanto para realizar o exame para detectar se os sintomas são de infecção por Covid-19. Nesse período, a pessoa deve ficar isolada, isolamento que se estende, inclusive, aos demais familiares e pessoas que convivem na mesma casa.

Ultimas Noticias