REMESSA - Novas doses da vacina, agora Oxford, serão usadas na imunização de profissionais da saúde

Três Lagoas recebe mais vacina para continuar imunização dos profissionais da saúde

Compartilhe esta notícia!

DA REDAÇÃO – ARAÇATUBA

Três Lagoas recebeu, por meio da Secretaria Municipal de Saúde (SMS), uma nova remessa com mais 1.334 doses de vacina contra o Coronavírus do Ministério da Saúde e Governo do Estado de Mato Grosso do Sul, quantidade essa que ainda será utilizada para imunizar os profissionais da saúde inclusos na Fase 1 do Plano Municipal de Imunização.

Do total de doses recebidas nessa segunda remessa, 314 são de uma reserva técnica do Estado e outras 1.020 são as novas vacinas adquiridas pelo Governo Federal de um laboratório indiano – Institute of India -, sendo que todas já estão sob tutela da Secretaria Municipal de Saúdes (SMS).

 

CRONOGRAMA DE IMUNIZAÇÃO DA 2ª SEMANA

Conforme cronograma montado pela SMS e Coordenação Municipal de Imunização, nesta terça-feira (26) os profissionais ainda não vacinados que prestam atendimento no enfrentamento ao Coronavírus do Hospital Auxiliadora recebem a primeira dose da vacina.

Na quarta-feira (27), quem recebe são os profissionais ainda não vacinados do Hospital da Cassems e também, Agentes Comunitários de Saúde (ACS) e Agentes Comunitários de Endemias (ACE) que fazem monitoramento de sintomáticos, farmacêuticos e atendentes de farmácia da Rede Pública, bem como funcionárias da empresa de limpeza dos prédios públicos, laboratórios municipais e técnicos administrativos da Saúde.

Já na quinta-feira (28), é a vez dos servidores do Centro de Especialidades Médicas (CEM) e servidores das Clínicas da Rede Municipal de Saúde, bem como bombeiro, motoristas da frota municipal e de casas de repouso para idosos que atuarem com o transporte de pacientes, receberem a primeira dose.

A secretária da pasta de Saúde, Elaine Furio, ressalta que, somente após a vacinação desses grupos é que será aberta a vacinação para outros profissionais da rede privada de saúde, como, laboratórios e farmácias que realizam a coleta de exames para detecção de Coronavírus, bem como dentistas e outros trabalhadores que tem carteira ativa.

 

AVANÇO DA CAMPANHA

Até o momento, aproximadamente 68% dos grupos prioritários da Primeira Fase já foram imunizados contra o Coronavírus, o que corresponde à 922 pessoas das 1.351 previstas para serem imunizadas com a primeira, das duas necessárias, da vacina.

 

DIFERENÇA DAS VACINAS

Três Lagoas recebeu doses de duas fabricantes, as primeiras eram da Coronavac (2.702 para a  Dose 1 e Dose 2, mais, 314, também para a Dose 1 e Dose 2) e, as novas, de Oxford (1.020 apenas para a Dose 1) e, conforme Humberta Azambuja, coordenadora de Imunização da SMS, ambas as vacinas tem eficiência comprovada para evitar o desenvolvimento de casos graves da doença.

“A diferença que tem de uma para a outra é o período entre a 1ª e a 2ª dose, sendo que a indicação para a Coronavac é que se aguarde de 15 a 30 dias entre a primeira e a segunda dose. Já a de Oxford, o período é maior, levando 3 meses para que a pessoa receba a segunda dose do imunizante e, exatamente por isso, as 1.020 doses que chegaram se referem apenas à primeira aplicação”, esclareceu Humberta.

 

INSUMOS PARA A VACINAÇÃO

Ainda segundo a SMS, o Município tem, atualmente, 70.000 seringas e 54.900 agulhas para uso geral e, consequentemente, para vacinação do Coronavírus, em estoque. Além dessas, Três Lagoas recebeu no dia 19 de janeiro de 2021 um total de 23.500 seringas agulhadas (seringa + agulha), sendo que essas vieram especialmente para a vacinação Covid-19.

O município comprou ainda, com previsão de chegar dentro de 30 dias, mais 125 mil seringas e, ainda dependendo de capacidade do fornecedor, mais 97.400 agulhas.

 

 

 

 

 


Compartilhe esta notícia!

Veja também

Comitê de Enfrentamento à Covid quer melhor atendimento na Caixa

Compartilhe esta notícia!DA REDAÇÃO – TRÊS LAGOAS Membros do Comitê de Enfrentamento à Covid-19 de …

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *