CUIDADO - Muitas pessoas estão deixando de tomar a segunda dose da vacina DIVULGAÇÃO

Saúde reforça a importância da 2ª dose de Coronavac, disponível em todos os postos de saúde

Compartilhe esta notícia!

DA REDAÇÃO – TRÊS LAGOAS

A Secretaria Municipal de Saúde (SMS) reforça que as Unidades de Saúde estão vacinando com a 2ª dose de Coronavac todas as pessoas que receberam a 1ª há mais de 15 dias e ressalta a importância das duas doses para que a imunização seja eficiente e evite que pessoas, caso contaminadas, apresentem sinais graves da doença. Desde o início dessa semana, a SMS anunciou a vacinação com a 2ª dose de Coronavac, porém a baixa adesão fez com que a Coordenação de Imunização emitisse um alerta sobre a importância da 2ª dose para que as pessoas vacinadas tenham garantia de imunidade eficiente contra o Novo Coronavírus.

Qualquer pessoa que recebeu a 1ª dose da Coronavac há mais de 15 dias deve procurar um posto de saúde portando documento oficial com foto, Cartão SUS, CPF, comprovante de endereço atualizado, bem como o Cartão de Vacinação Covid-19 que foi entregue no ato da 1ª dose.

A SMS reforça que, assim como todas as outras marcas de vacina que funcionam perante duas doses, a Coronavac não é diferente, e a imunização só é completa quando a pessoas cumpre a tabela de vacinação. Humberta Azambuja, coordenadora da Central de Imunização alerta sobre os riscos da não vacinação com as duas doses.

“Uma dose oferece algum grau de imunidade, mas somente as duas podem garantir que a pessoa não venha a apresentar agravamento de quadro sintomático caso seja contaminada com o Novo Coronavírus. Além disso, somente com a vacinação que é possível voltarmos ao nosso ritmo de vida normal. Colaborem. Se imunizem”, ressaltou.

 

CUIDADOS

A pessoa que recebeu a vacina contra a H1N1, por exemplo, deve esperar pelo menos 15 dias (a contar da data de vacinação) para se vacinar com a 2ª dose de Covid-19. Após esse período, o cidadão (ã) pode procurar qualquer unidade de saúde para receber a 2ª dose de Coronavac.

 

 

 

 


Compartilhe esta notícia!

Veja também

MS mantém liderança no ranking da OPAS como melhor Estado que vacina contra covid

Compartilhe esta notícia!DA REDAÇÃO – TRÊS LAGOAS Mato Grosso do Sul segue na liderança entre …

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *