Home Cidades Saúde aplica inseticida em bairros para conter infestação do Aedes aegypti

Saúde aplica inseticida em bairros para conter infestação do Aedes aegypti

5 minutos de leitura
Compartilhe esta notícia!

DA REDAÇÃO – TRÊS LAGOAS

A equipe de Endemias e Controle de Vetores, setor da Vigilância em Saúde e Saneamento da Secretaria Municipal de Saúde (SMS) de Três Lagoas, continuou a borrifação de inseticida nos bairros Interlagos e Jardim Alvorada, no período da manhã desta quinta-feira (23).

A finalidade desta ação de bloqueio químico, por meio da borrifação de inseticida em Ultra Baixo Volume (UBV), através de bomba acoplada em viatura da SMS, popularmente conhecida como “viatura do fumacê”, é conter o avanço da proliferação do Aedes aegypti, mosquito transmissor da Dengue e outras doenças, como Febre Amarela, Zika Vírus e Chikungunya.

Na semana passada, a viatura do fumacê passou pelas ruas do São Carlos e no período da tarde de quarta-feira (22), o mesmo bloqueio químico foi nos bairros Vila Nova e Interlagos.

 

NOVIDADE

O coordenador do setor de Endemias e Controle de Vetores, Alcides Divino Ferreira, informou que, em Três Lagoas, a partir de agora, está sendo usado um novo inseticida, “mais eficiente e mais tolerável”, resumiu.

O novo produto “Cielo”, conforme as especificações técnicas, é composto por imidacloprido (neonicotinóide) e praletrina (piretróide). São princípios ativos diferentes do antigo “Malathion” e já vem pronto para uso nas bombas motorizadas em UBV, sem necessidade da anterior diluição com água.

Nessas novas especificações, o inseticida que passa a ser usado em Três Lagoas possui um odor de menta misturado com anis, ou seja, “mais agradável e aceitável”, como ressalta Alcides.

Devido à sua mais elevada concentração e eficiência, a viatura da UBV deverá passar em velocidade mais alta (15 km/h) do que era praticada anteriormente (10 km/h).

Para que o inseticida obtenha resultados esperados, é importante relembrar as orientações da SMS de Três Lagoas, ou seja, a população deve abrir as portas e janelas de suas casas para que as gotículas do produto atinjam o seu real objetivo que é eliminar as fêmeas do Aedes aegypti.

 

ORIENTAÇÕES IMPORTANTES

O produto, usado pela Vigilância em Saúde e Saneamento da SMS de Três Lagoas, seguindo as normas do Ministério da Saúde, não oferece perigo às pessoas, mas é necessário seguir orientações importantes para a obtenção de melhores resultados na eliminação dos mosquitos e também para evitar algum eventual dano às famílias ou aos animais de estimação.

É importante cobrir todos os alimentos e não deixá-los expostos, pelo menos durante a borrifação até uma hora e meia depois. É recomendado também cobrir as gaiolas de passarinhos de estimação e aquários de peixes ornamentais.

É raríssimo, mas, se por acaso as pessoas apresentarem qualquer tipo de reação alérgica ao produto devem procurar imediatamente o médico.

 

 


Compartilhe esta notícia!