21.8 C
Araçatuba
sábado, agosto 13, 2022

Prefeitura e Hospital Auxiliadora vão realizar 100 cirurgias de cataratas

As cirurgias de cataratas vão beneficiar pacientes que aguardam há vários anos em uma fila interminável e que somente poderiam se submeter ao tratamento público fora de Três Lagoas. O médico responsável é o oftalmologista Pablo Sartori Bosco que iniciou o mutirão neste domingo (29) e  concluiu 30 cirurgias na tarde desta segunda-feira (30).

Conforme a Secretária de Saúde, Angelina Zuque, a Prefeitura de Três Lagoas viabilizou recursos, fixados na tabela SUS, e junto com o Hospital Auxiliadora serão realizadas 100 cirurgias até o final do ano. Conforme levantamento da Secretaria Municipal de Saúde, hoje aproximadamente 150 pessoas aguardam na fila de espera pela cirurgia de cataratas em Três Lagoas.

Os procedimentos são ambulatoriais e não exigem internação, ou seja, o paciente entra no centro cirúrgico, que tem toda a estrutura necessária, e após a cirurgia pode ir para casa sempre com os cuidados necessários para evitar riscos. Conforme a diretoria do Hospital, a intenção é continuar não só como mutirão, mas tornar o procedimento uma rotina.

O diretor do Hospital, Marco Calderon, agradeceu o empenho dos gestores do Município em uma ação que vai atender pessoas que aguardam há muito tempo, algumas chegam há 12 anos.

“É uma preocupação muito grande quando a gente vê a fila crescer”, disse a Diretora Administrativa do Hospital Nossa Senhora Auxiliadora, Irmã Aurélia, afirmando que o objetivo é continuar as cirurgias para acabar com a fila. “Quando o Poder Público dá as mãos as coisas acontecem”, finalizou.

Da Redação

Ultimas Noticias